Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10986
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariliaaparecidaferreirarodrigues.pdf575.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A contribuição do planejamento das aulas para a inclusão do aluno com transtorno do espectro autista (TEA)
Autor(es): Rodrigues, Marilia Aparecida Ferreira
Primeiro Orientador: Talmas, Elismara Vaz
Co-orientador: Cunha, Thenner Freitas da
Membro da banca: Martins, Elita Betânia de Andrade
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou realizar um trabalho de capacitação juntamente com os educadores da Escola Municipal “Anthony Guimarães”, localizada em uma cidade da zona da mata mineira, visando uma reflexão sobre a realização de um planejamento que atenda às necessidades de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Através da intervenção realizada, os professores conheceram as legislações, as conquistas e os impasses em relação à inclusão dos alunos com TEA na sala regular, bem como as necessárias adaptações curriculares. Durante a realização do projeto foi aplicado um questionário junto aos professores, cujo foco foi conhecer seus conhecimentos acerca do TEA e como foi sua formação acadêmica para trabalhar com a inclusão. Os resultados da pesquisa vieram confirmar a necessidade da capacitação e reestruturação do planejamento das aulas e uma conscientização dos professores quanto à necessidade de estabelecer um diálogo e ações para repensar as práticas pedagógicas, contribuindo assim, para a promoção da verdadeira inclusão desses alunos autistas
Abstract: -
Palavras-chave: Capacitação
Transtorno do espectro autista (TEA)
Inclusão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10986
Data do documento: 25-Mai-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.