Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10986
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariliaaparecidaferreirarodrigues.pdf575.33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A contribuição do planejamento das aulas para a inclusão do aluno com transtorno do espectro autista (TEA)
Author: Rodrigues, Marilia Aparecida Ferreira
First Advisor: Talmas, Elismara Vaz
Co-Advisor: Cunha, Thenner Freitas da
Referee Member: Martins, Elita Betânia de Andrade
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou realizar um trabalho de capacitação juntamente com os educadores da Escola Municipal “Anthony Guimarães”, localizada em uma cidade da zona da mata mineira, visando uma reflexão sobre a realização de um planejamento que atenda às necessidades de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Através da intervenção realizada, os professores conheceram as legislações, as conquistas e os impasses em relação à inclusão dos alunos com TEA na sala regular, bem como as necessárias adaptações curriculares. Durante a realização do projeto foi aplicado um questionário junto aos professores, cujo foco foi conhecer seus conhecimentos acerca do TEA e como foi sua formação acadêmica para trabalhar com a inclusão. Os resultados da pesquisa vieram confirmar a necessidade da capacitação e reestruturação do planejamento das aulas e uma conscientização dos professores quanto à necessidade de estabelecer um diálogo e ações para repensar as práticas pedagógicas, contribuindo assim, para a promoção da verdadeira inclusão desses alunos autistas
Abstract: -
Keywords: Capacitação
Transtorno do espectro autista (TEA)
Inclusão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10986
Issue Date: 25-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.