Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10984
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
michellelabarreredesouza.pdf1.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Os jogos como facilitadores do processo de inclusão – um estudo de caso de um aluno com autismo
Author: Souza, Michelle Labarrere de
First Advisor: Talmas, Elismara Vaz
Referee Member: Vianna, Marcia Marin
Referee Member: Jesus, Alan Willian de
Resumo: Sabendo-se que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem como um dos pontos limitantes a dificuldade de comunicação, torna-se um desafio enorme para os profissionais de educação o desenvolvimento do aluno junto aos seus pares em busca da inclusão e autonomia. Dessa forma, torna-se essencial a busca por estratégias que facilitam esse processo de interação, permanência e qualidade do aprendizado. A estratégia utilizada na intervenção foi o jogo, desenvolvido em uma escola estadual em Belo Horizonte/MG com um aluno autista e com o desejo de ajudá-lo a vencer suas dificuldades, surgiu o questionamento: Será que os jogos podem facilitar o processo de inclusão desse aluno? O principal objetivo foi identificar a importância dos jogos como recurso auxiliar no processo de socialização dos alunos com Transtorno do Espectro Autista em contextos escolares, facilitando o desenvolvimento cognitivo, nos moldes da inclusão. Através de uma investigação qualitativa realizando um estudo de caso, foram propostas intervenções com jogos. A supervisora e a professora de apoio responderam questões sobre o comportamento social, comunicação e linguagem, além da prática e conhecimento delas sobre o autismo. Elas reconhecem a dificuldade do aluno na comunicação e relacionamento, mas acreditam que os jogos podem contribuir para a socialização e aprendizagem dele. Após análise dos dados da intervenção, os jogos se mostraram eficientes no processo de socialização e aprendizagem desse aluno estudado, porém mais estudos precisam ser realizados com duração maior para que mudanças de comportamento do aluno autista sejam confirmadas e o processo de inclusão aconteça de forma efetiva
Abstract: -
Keywords: Jogos
Inclusão
Autismo
Socialização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10984
Issue Date: 25-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons