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dc.contributor.advisor1Talmas, Elismara Vaz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3001363203951235pt_BR
dc.contributor.referee1Vianna, Marcia Marin-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0415703750565086pt_BR
dc.contributor.referee2Jesus, Alan Willian de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8527713159699794pt_BR
dc.creatorSouza, Michelle Labarrere de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-27T13:10:32Z-
dc.date.available2019-09-26-
dc.date.available2019-09-27T13:10:32Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10984-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoSabendo-se que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem como um dos pontos limitantes a dificuldade de comunicação, torna-se um desafio enorme para os profissionais de educação o desenvolvimento do aluno junto aos seus pares em busca da inclusão e autonomia. Dessa forma, torna-se essencial a busca por estratégias que facilitam esse processo de interação, permanência e qualidade do aprendizado. A estratégia utilizada na intervenção foi o jogo, desenvolvido em uma escola estadual em Belo Horizonte/MG com um aluno autista e com o desejo de ajudá-lo a vencer suas dificuldades, surgiu o questionamento: Será que os jogos podem facilitar o processo de inclusão desse aluno? O principal objetivo foi identificar a importância dos jogos como recurso auxiliar no processo de socialização dos alunos com Transtorno do Espectro Autista em contextos escolares, facilitando o desenvolvimento cognitivo, nos moldes da inclusão. Através de uma investigação qualitativa realizando um estudo de caso, foram propostas intervenções com jogos. A supervisora e a professora de apoio responderam questões sobre o comportamento social, comunicação e linguagem, além da prática e conhecimento delas sobre o autismo. Elas reconhecem a dificuldade do aluno na comunicação e relacionamento, mas acreditam que os jogos podem contribuir para a socialização e aprendizagem dele. Após análise dos dados da intervenção, os jogos se mostraram eficientes no processo de socialização e aprendizagem desse aluno estudado, porém mais estudos precisam ser realizados com duração maior para que mudanças de comportamento do aluno autista sejam confirmadas e o processo de inclusão aconteça de forma efetivapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOs jogos como facilitadores do processo de inclusão – um estudo de caso de um aluno com autismopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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