Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10979
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
karlaandreiavideiraoliveira.pdf799.62 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Os softwares na perspectiva inclusiva
Autor(es): Oliveira, Karla Andreia Videira
Orientador: Vianna, Márcia Marin
Second Advisor: Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp
Miembros Examinadores: Nobre, Luciane Aparecida
Resumo: A intervenção pedagógica é essencial para o desenvolvimento cognitivo das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Partindo desta perspectiva, o objetivo principal deste estudo consiste em descrever um trabalho de intervenção pedagógica a partir do software Participar e analisar as contribuições trazidas pelo mesmo ao desenvolvimento do processo de leitura e escrita de um aluno com TEA. Especificamente, pretende-se propiciar um melhor desenvolvimento das habilidades nessa área do conhecimento. O presente estudo contou com a participação de uma criança, de 7 anos, diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista que apresenta dificuldades em relação à motricidade, à fala, leitura e escrita. Foram utilizados como instrumentos de análise o caderno de bordo, jogos psicopedagógicos, atividades de leitura e escrita, entre outros. Para a intervenção foi utilizado como recurso o software Participar, que oferece atividades relacionadas à leitura e escrita. A criança apresentou êxito em uma grande maioria das atividades realizadas com o recurso, apontando resultados bastante satisfatórios. Os dados foram analisados de forma qualitativa por meio de um relatório que apresenta uma análise individual da criança, salientando os seus êxitos e insucessos no decorrer da interferência
Resumen : -
Palabras clave : Intervenção pedagógica
Transtorno do espectro autista
Escrita
Leitura
Software e participar.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10979
Fecha de publicación : 25-may-2019
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons