Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10979
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
karlaandreiavideiraoliveira.pdf799.62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Os softwares na perspectiva inclusiva
Author: Oliveira, Karla Andreia Videira
First Advisor: Vianna, Márcia Marin
Second Advisor: Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp
Referee Member: Nobre, Luciane Aparecida
Resumo: A intervenção pedagógica é essencial para o desenvolvimento cognitivo das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Partindo desta perspectiva, o objetivo principal deste estudo consiste em descrever um trabalho de intervenção pedagógica a partir do software Participar e analisar as contribuições trazidas pelo mesmo ao desenvolvimento do processo de leitura e escrita de um aluno com TEA. Especificamente, pretende-se propiciar um melhor desenvolvimento das habilidades nessa área do conhecimento. O presente estudo contou com a participação de uma criança, de 7 anos, diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista que apresenta dificuldades em relação à motricidade, à fala, leitura e escrita. Foram utilizados como instrumentos de análise o caderno de bordo, jogos psicopedagógicos, atividades de leitura e escrita, entre outros. Para a intervenção foi utilizado como recurso o software Participar, que oferece atividades relacionadas à leitura e escrita. A criança apresentou êxito em uma grande maioria das atividades realizadas com o recurso, apontando resultados bastante satisfatórios. Os dados foram analisados de forma qualitativa por meio de um relatório que apresenta uma análise individual da criança, salientando os seus êxitos e insucessos no decorrer da interferência
Abstract: -
Keywords: Intervenção pedagógica
Transtorno do espectro autista
Escrita
Leitura
Software e participar.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10979
Issue Date: 25-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons