https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10978
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
julieneferreiradeoliveira.pdf | 334.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Compartilhando saberes em um diálogo inclusivo |
Autor(es): | Oliveira, Juliene Ferreira de |
Primeiro Orientador: | Vianna, Márcia Marin |
Co-orientador: | Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp |
Membro da banca: | Nobre, Luciane Aparecida |
Resumo: | O presente estudo tem como tema “Compartilhando saberes em um diálogo inclusivo”, cujo objetivo foi promover um momento para pensar a inclusão em uma escola municipal na cidade de Leopoldina Minas Gerais, por meio de um projeto de intervenção que buscou promover um espaço para o corpo docente discutir, analisar e criar estratégias, visando conceber a educação em uma perspectiva inclusiva. A escolha desse tema surgiu da observação da necessidade de articular os fazeres pedagógicos, a fim de tornar a escola cada vez mais preparada para não só receber os alunos com deficiências, transtornos do espectro do autismo e altas habilidades/superdotação, mas ser capaz de promover a efetiva aprendizagem de cada aluno. Na p rimeira etapa deste plano de intervenção formativa aplicamos um questionário aos professores e supervisores participantes, a fim de evidenciar suas maiores dificuldades e assim planejar a formação a partir da realidade vivida pela escola. Definido os temas , professores e supervisores participaram de formações elaboradas com base em uma metodologia de partilha e discussão dos casos da realidade escolar trazidos pela equipe. A partir do presente estudo, percebemos que há a possibilidade de oferta de formação continuada de professores, que vise construir uma forma de aprendizado que valorize as experiências do cotidiano da escola para atuarmos sobre a realidade desta. Como resultado dessa intervenção, observou se que embora a escola tenha buscado promover a inc lusão, é necessário oportunizar momentos para que os profissionais envolvidos no processo de aprendizagem dos alunos tenham contato para discutir e viabilizar novas práticas pedagógicas de forma a favorecer o trabalho colaborativo |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Formação de docentes Práticas pedagógicas Trabalho colaborativo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10978 |
Data do documento: | 25-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons