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dc.contributor.advisor1Vianna, Márcia Marin-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0415703750565086pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Martins, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5253778782445993pt_BR
dc.contributor.referee1Nobre, Luciane Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3349439805356437pt_BR
dc.creatorOliveira, Juliene Ferreira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-27T13:01:03Z-
dc.date.available2019-09-25-
dc.date.available2019-09-27T13:01:03Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10978-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como tema “Compartilhando saberes em um diálogo inclusivo”, cujo objetivo foi promover um momento para pensar a inclusão em uma escola municipal na cidade de Leopoldina Minas Gerais, por meio de um projeto de intervenção que buscou promover um espaço para o corpo docente discutir, analisar e criar estratégias, visando conceber a educação em uma perspectiva inclusiva. A escolha desse tema surgiu da observação da necessidade de articular os fazeres pedagógicos, a fim de tornar a escola cada vez mais preparada para não só receber os alunos com deficiências, transtornos do espectro do autismo e altas habilidades/superdotação, mas ser capaz de promover a efetiva aprendizagem de cada aluno. Na p rimeira etapa deste plano de intervenção formativa aplicamos um questionário aos professores e supervisores participantes, a fim de evidenciar suas maiores dificuldades e assim planejar a formação a partir da realidade vivida pela escola. Definido os temas , professores e supervisores participaram de formações elaboradas com base em uma metodologia de partilha e discussão dos casos da realidade escolar trazidos pela equipe. A partir do presente estudo, percebemos que há a possibilidade de oferta de formação continuada de professores, que vise construir uma forma de aprendizado que valorize as experiências do cotidiano da escola para atuarmos sobre a realidade desta. Como resultado dessa intervenção, observou se que embora a escola tenha buscado promover a inc lusão, é necessário oportunizar momentos para que os profissionais envolvidos no processo de aprendizagem dos alunos tenham contato para discutir e viabilizar novas práticas pedagógicas de forma a favorecer o trabalho colaborativopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de docentespt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectTrabalho colaborativopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCompartilhando saberes em um diálogo inclusivopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



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