Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1095
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
danielcarlosdacosta.pdf1.98 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : A gestão do projeto professor diretor de turma: a experiência da Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França em Bela Cruz (CE)
Autor(es): Costa, Daniel Carlos da
Orientador: Burgos, Marcelo Tadeu Baumann
Miembros Examinadores: Vieira, Sofia Lerche
Miembros Examinadores: Cunha e Melo, Manuel Fernando Palácios da
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo a análise da gestão do Projeto Professor Diretor de Turma na EEEP Júlio França, município de Bela Cruz, CE. Esse projeto foi implementado na Rede Estadual de Ensino do Ceará no ano de 2008, como projeto piloto em 25 Escolas Estaduais de Educação Profissional, para oferecer uma nova dinâmica ao trabalho de sala de aula, com a presença de um novo personagem, intitulado Diretor de Turma. A função desse professor é mediar os processos de ensino e de aprendizagem entre alunos e demais professores da respectiva turma, de forma a tornar o ambiente da sala um espaço favorável à aprendizagem pelo fomento de novas atitudes entre professores, alunos e família. Em 2010, esse projeto foi expandido para as escolas regulares, atingindo 92% delas em 2013, nas turmas de ensino médio. As ações do Projeto Professor Diretor de Turma buscam compreender o aluno da escola pública na sua individualidade, numa perspectiva de desmassificação que, pelo desenvolvimento de um trabalho cooperativo, levem os professores a conhecer a realidade e as dificuldades desses alunos e apoiá-los na superação desses desafios. O referencial teórico para apoiar as discussões acerca do desafio da escolarização dos jovens das camadas populares, que é o aluno típico do ensino médio público, foi baseado em Lopes (2005), Peregrino (2011), Burgos (2012), Cury (2008) e Fanfani (2000). A metodologia da pesquisa compreendeu análise documental, entrevistas, questionários e observação não participante. Os resultados da pesquisa mostraram que o Projeto Professor Diretor de Turma na EEEP Júlio França, vem-se consolidando como uma experiência de sucesso, com um envolvimento muito ativo do diretor, dos coordenadores e dos professores que concorrem para que o projeto aconteça da melhor forma possível, tendo o reconhecimento dos seus efeitos positivos na vida pessoal e acadêmica dos alunos. Mesmo assim, foram detectados aspectos que demandam ajustes nas atividades do projeto na escola, sendo proposto um Plano de Ação Educacional no Capítulo 3. Esse plano traz também sugestões de melhoria para a Coordenação Regional e Estadual, relativas à estrutura, à operacionalização e à gestão a fim de que Projeto Professor Diretor de Turma se consolide como uma Política Educacional sustentável.
Resumen : This dissertation aims at analysing the management of the Director of Class Teacher Project at EEEP Julio França, Bela Cruz county, Ceara. This Project was implemented in the State Educational System of Ceara, in the year of 2008, as a pilot project in 25 State Schools for Professional Education (EEEP), which offered a new classroom work dynamics, through a new actor, entitled Director of Class Teacher. The function of this teacher is to mediate the teaching and learning process between students and other teachers of the same class, in order to transform the classroom into a favorable space for learning through new attitudes amongst teachers, students and respective families. In 2010, this Project was expanded to regular schools, reaching 92% of these schools in 2013, specifically those of high school level. The activities of the Director of Class Teacher Project seek to embrace the public school student in her / his individuality, in a perspective of demassification that, through a cooperative work, allow for the teachers learn the realities and difficulties of these students and support them in overcoming these difficulties. The theoretical referential that supports the discussions about the challenge of schooling of low income youth, who are the typical high school students, was based on Lopes (2005), Peregrino (2011), Burgos (2012), Cury (2008) e Fanfani (2000). The methodology comprehended documentary analysis, interviews, questionaries and nonparticipant observation. The research results show that the Director of Class Teacher Project at EEEP Júlio França is in the process of consolidation as an experience of success with a more active engagement of the principal, of the coordinators and the teachers, and the students’ acknowledment of the positive effects in both their personal and academic lives. Still, some aspects that require adjustments in the Project activities in the school have been detected. Thus, an Educational Action Plan is proposed on Chapter 3. This plan presents suggestions for the improvement of both the Regional and State Project Coordination related to its structure, operationalization and management, so that the Director of Class Teacher Project becomes a sustainable Educational Policy.
Palabras clave : Diretor de turma
Gestão
Professor
Aluno
Família
Class director
Management
Teacher
Student
Family
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1095
Fecha de publicación : 20-ene-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.