Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1095
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
danielcarlosdacosta.pdf1.98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Burgos, Marcelo Tadeu Baumann-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791040Y2pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Sofia Lerche-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797251Z5pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha e Melo, Manuel Fernando Palácios da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorCosta, Daniel Carlos da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T03:06:02Z-
dc.date.available2016-04-20-
dc.date.available2016-04-24T03:06:02Z-
dc.date.issued2015-01-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1095-
dc.description.abstractThis dissertation aims at analysing the management of the Director of Class Teacher Project at EEEP Julio França, Bela Cruz county, Ceara. This Project was implemented in the State Educational System of Ceara, in the year of 2008, as a pilot project in 25 State Schools for Professional Education (EEEP), which offered a new classroom work dynamics, through a new actor, entitled Director of Class Teacher. The function of this teacher is to mediate the teaching and learning process between students and other teachers of the same class, in order to transform the classroom into a favorable space for learning through new attitudes amongst teachers, students and respective families. In 2010, this Project was expanded to regular schools, reaching 92% of these schools in 2013, specifically those of high school level. The activities of the Director of Class Teacher Project seek to embrace the public school student in her / his individuality, in a perspective of demassification that, through a cooperative work, allow for the teachers learn the realities and difficulties of these students and support them in overcoming these difficulties. The theoretical referential that supports the discussions about the challenge of schooling of low income youth, who are the typical high school students, was based on Lopes (2005), Peregrino (2011), Burgos (2012), Cury (2008) e Fanfani (2000). The methodology comprehended documentary analysis, interviews, questionaries and nonparticipant observation. The research results show that the Director of Class Teacher Project at EEEP Júlio França is in the process of consolidation as an experience of success with a more active engagement of the principal, of the coordinators and the teachers, and the students’ acknowledment of the positive effects in both their personal and academic lives. Still, some aspects that require adjustments in the Project activities in the school have been detected. Thus, an Educational Action Plan is proposed on Chapter 3. This plan presents suggestions for the improvement of both the Regional and State Project Coordination related to its structure, operationalization and management, so that the Director of Class Teacher Project becomes a sustainable Educational Policy.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo a análise da gestão do Projeto Professor Diretor de Turma na EEEP Júlio França, município de Bela Cruz, CE. Esse projeto foi implementado na Rede Estadual de Ensino do Ceará no ano de 2008, como projeto piloto em 25 Escolas Estaduais de Educação Profissional, para oferecer uma nova dinâmica ao trabalho de sala de aula, com a presença de um novo personagem, intitulado Diretor de Turma. A função desse professor é mediar os processos de ensino e de aprendizagem entre alunos e demais professores da respectiva turma, de forma a tornar o ambiente da sala um espaço favorável à aprendizagem pelo fomento de novas atitudes entre professores, alunos e família. Em 2010, esse projeto foi expandido para as escolas regulares, atingindo 92% delas em 2013, nas turmas de ensino médio. As ações do Projeto Professor Diretor de Turma buscam compreender o aluno da escola pública na sua individualidade, numa perspectiva de desmassificação que, pelo desenvolvimento de um trabalho cooperativo, levem os professores a conhecer a realidade e as dificuldades desses alunos e apoiá-los na superação desses desafios. O referencial teórico para apoiar as discussões acerca do desafio da escolarização dos jovens das camadas populares, que é o aluno típico do ensino médio público, foi baseado em Lopes (2005), Peregrino (2011), Burgos (2012), Cury (2008) e Fanfani (2000). A metodologia da pesquisa compreendeu análise documental, entrevistas, questionários e observação não participante. Os resultados da pesquisa mostraram que o Projeto Professor Diretor de Turma na EEEP Júlio França, vem-se consolidando como uma experiência de sucesso, com um envolvimento muito ativo do diretor, dos coordenadores e dos professores que concorrem para que o projeto aconteça da melhor forma possível, tendo o reconhecimento dos seus efeitos positivos na vida pessoal e acadêmica dos alunos. Mesmo assim, foram detectados aspectos que demandam ajustes nas atividades do projeto na escola, sendo proposto um Plano de Ação Educacional no Capítulo 3. Esse plano traz também sugestões de melhoria para a Coordenação Regional e Estadual, relativas à estrutura, à operacionalização e à gestão a fim de que Projeto Professor Diretor de Turma se consolide como uma Política Educacional sustentável.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiretor de turmapt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectClass directorpt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectStudentpt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA gestão do projeto professor diretor de turma: a experiência da Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França em Bela Cruz (CE)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.