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Clase: Tese
Título : Identidades em ressignificação na Amazônia: reflexões acerca da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC pelos alunos Ingarikó do Instituto Federal de Roraima/Campus Amajari
Autor(es): Ferreira, Aline Cavalcante
Orientador: Borges, Eliane Medeiros
Miembros Examinadores: Oliveira, Julvan Moreira de
Miembros Examinadores: Amorim, Cassiano Caon
Miembros Examinadores: Santos, Roseli Bernardo Silva dos
Miembros Examinadores: Araújo, Nilza Pereira de
Resumo: As questões identitárias dos indígenas de etnia Ingarikó, moradores da Terra Indígena Raposa Serra do Sol – TIRSS e alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Roraima/Campus Amajari, apresentam-se como a temática desta tese. O objetivo principal é compreender os modos como se configuram os processos identitários dos alunos Ingarikó a partir da utilização das tecnologias de informação e comunicação – TIC em suas práticas informacionais no contexto educacional. Acredito que a utilização das tecnologias contribui de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem, contudo pode gerar tensões entre uma tradição tida como local, a dos Ingarikó, e outra tida como global e, consequentemente, mudar a forma como o aluno indígena se constitui como sujeito. Portanto, para compreender os processos identitários dos alunos Ingarikó foi necessário repensar o conceito de identidade, antes considerado inquestionável, a partir do aporte teórico de autores como: Bauman (2001, 2005), Castells (1999), Dubar (1997, 2009), Giddens (2002a), Hall (1996, 2003, 2006), dentre outros, e inserir uma possibilidade de concepção temática que perpassa pelos conceitos de identidade, identidade indígena e processos identitários. Sob a luz dos pressupostos teóricos dos Estudos Culturais, entendo que as identidades são (re)construídas a partir da relação com o outro. A abordagem metodológica situou-se em uma perspectiva qualitativa em que o corpus de análise discursiva foi formado a partir da realização de questionário exploratório, observação, análise documental, fotografias e entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio. Para análise dos dados, estabeleceu-se um diálogo reflexivo entre as informações obtidas e os pressupostos teóricos que embasaram este estudo. A análise realizada mostrou que os alunos ingarikó, embora estejam passando por um processo de (re)construção de identidades, estas apresentam pontos referenciais bem delineados – a identidade indígena e a identidade de estudante de curso técnico.
Resumen : The identity issues of the Ingarikó indigenous people, residents of the Raposa Serra do Sol Indigenous Land and students of the Agricultural Technical Course of the Federal Institute of Roraima/Campus Amajari, are presented as the theme of this thesis. The main objective is to understand how the identity processes of Ingarikó students are affected by the use of information and communication technology in their informational practices in the educational context. I believe that the use of technology contributes significantly to the teaching and learning process, but it can generate tension between local traditions from the Ingarikó and global traditions. As a consequence, it can change the way the indigenous person makes himself as subject. In order to understand the identity processes of Ingarikó students, it was necessary to rethink the concept of identity, previously considered unquestionable, starting with theoretical contribution from authors such as Bauman (2001, 2005), Castells (1999), Dubar (1997, 2009), Giddens (2002a), Hall (1996, 2003, 2006), among others. Also, we had to insert a possibility of thematic conception that permeates the concepts of identity, indigenous identity and identity processes. In the light of the theoretical assumptions of Cultural Studies, I understand that identities are (re) constructed from the relationship with others. The methodological approach was based on a qualitative perspective in which the corpus of discursive analysis was formed from an exploratory questionnaire, observation, documentary analysis, photographs and semi-structured interviews recorded in audio. To analyze the data, a reflexive dialogue was established between the information obtained and the theoretical assumptions that underpinned this study. The analysis showed that ingarikó students, although they are going through a process of (re) construction of identities, present well-defined reference points – the indigenous identity and the student identity of a technical course.
Palabras clave : Ingarikó
Identidade
Cultura
Processos identitários
Tecnologias de informação e comunicação – TIC
Ingarikó
Culture
Identity processes
Identity
Information and communication tecnologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10948
Fecha de publicación : 25-mar-2019
Aparece en las colecciones: Doutorado em Educação (Teses)



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