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dc.contributor.advisor1Borges, Eliane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Julvan Moreira de-
dc.contributor.referee2Amorim, Cassiano Caon-
dc.contributor.referee3Santos, Roseli Bernardo Silva dos-
dc.contributor.referee4Araújo, Nilza Pereira de-
dc.creatorFerreira, Aline Cavalcante-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-26T15:40:53Z-
dc.date.available2019-09-12-
dc.date.available2019-09-26T15:40:53Z-
dc.date.issued2019-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10948-
dc.description.abstractThe identity issues of the Ingarikó indigenous people, residents of the Raposa Serra do Sol Indigenous Land and students of the Agricultural Technical Course of the Federal Institute of Roraima/Campus Amajari, are presented as the theme of this thesis. The main objective is to understand how the identity processes of Ingarikó students are affected by the use of information and communication technology in their informational practices in the educational context. I believe that the use of technology contributes significantly to the teaching and learning process, but it can generate tension between local traditions from the Ingarikó and global traditions. As a consequence, it can change the way the indigenous person makes himself as subject. In order to understand the identity processes of Ingarikó students, it was necessary to rethink the concept of identity, previously considered unquestionable, starting with theoretical contribution from authors such as Bauman (2001, 2005), Castells (1999), Dubar (1997, 2009), Giddens (2002a), Hall (1996, 2003, 2006), among others. Also, we had to insert a possibility of thematic conception that permeates the concepts of identity, indigenous identity and identity processes. In the light of the theoretical assumptions of Cultural Studies, I understand that identities are (re) constructed from the relationship with others. The methodological approach was based on a qualitative perspective in which the corpus of discursive analysis was formed from an exploratory questionnaire, observation, documentary analysis, photographs and semi-structured interviews recorded in audio. To analyze the data, a reflexive dialogue was established between the information obtained and the theoretical assumptions that underpinned this study. The analysis showed that ingarikó students, although they are going through a process of (re) construction of identities, present well-defined reference points – the indigenous identity and the student identity of a technical course.pt_BR
dc.description.resumoAs questões identitárias dos indígenas de etnia Ingarikó, moradores da Terra Indígena Raposa Serra do Sol – TIRSS e alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Roraima/Campus Amajari, apresentam-se como a temática desta tese. O objetivo principal é compreender os modos como se configuram os processos identitários dos alunos Ingarikó a partir da utilização das tecnologias de informação e comunicação – TIC em suas práticas informacionais no contexto educacional. Acredito que a utilização das tecnologias contribui de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem, contudo pode gerar tensões entre uma tradição tida como local, a dos Ingarikó, e outra tida como global e, consequentemente, mudar a forma como o aluno indígena se constitui como sujeito. Portanto, para compreender os processos identitários dos alunos Ingarikó foi necessário repensar o conceito de identidade, antes considerado inquestionável, a partir do aporte teórico de autores como: Bauman (2001, 2005), Castells (1999), Dubar (1997, 2009), Giddens (2002a), Hall (1996, 2003, 2006), dentre outros, e inserir uma possibilidade de concepção temática que perpassa pelos conceitos de identidade, identidade indígena e processos identitários. Sob a luz dos pressupostos teóricos dos Estudos Culturais, entendo que as identidades são (re)construídas a partir da relação com o outro. A abordagem metodológica situou-se em uma perspectiva qualitativa em que o corpus de análise discursiva foi formado a partir da realização de questionário exploratório, observação, análise documental, fotografias e entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio. Para análise dos dados, estabeleceu-se um diálogo reflexivo entre as informações obtidas e os pressupostos teóricos que embasaram este estudo. A análise realizada mostrou que os alunos ingarikó, embora estejam passando por um processo de (re)construção de identidades, estas apresentam pontos referenciais bem delineados – a identidade indígena e a identidade de estudante de curso técnico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIngarikópt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectProcessos identitáriospt_BR
dc.subjectTecnologias de informação e comunicação – TICpt_BR
dc.subjectIngarikópt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectIdentity processespt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectInformation and communication tecnologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleIdentidades em ressignificação na Amazônia: reflexões acerca da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC pelos alunos Ingarikó do Instituto Federal de Roraima/Campus Amajaript_BR
dc.typeTesept_BR
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