https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10933
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
julianocezarferreira.pdf | 2.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Integral de linha de campos vetoriais /trabalho realizado: imagem de conceito e definição de conceito |
Autor(es): | Ferreira, Juliano Cezar |
Orientador: | Piermatei Filho, Orestes |
Miembros Examinadores: | Olimpio Junior, Antônio |
Miembros Examinadores: | Reis, Frederico da Silva |
Resumo: | Esta é uma pesquisa de caráter diagnóstico. O objetivo foi investigar elementos da imagem de conceito e definição de conceito, relativas ao conceito de Integral de Linha de Campos Vetoriais, quando interpretado fisicamente como Trabalho Realizado. A teoria de imagens de conceito é empregada como embasamento teórico para as discussões. Os sujeitos investigados são estudantes do curso de Licenciatura em Física de uma Instituição Federal de Ensino de Minas Gerais. Os dados foram coletados durante os Experimentos de Ensino por meio de questionários e entrevista. Entre as conclusões, destacamos: interpretação da Integral de Linha de Campos Vetoriais como somatório do Trabalho realizado por uma Força; o Cálculo da Integral de Linha de Campos Vetoriais fornece o trabalho realizado; o sentido do Campo Vetorial e a trajetória da partícula visualizada por meio do software Maple revela o sinal do . Os resultados da pesquisa sugerem: estudantes de Física tendem a relacionar os objetos matemáticos com conceitos físicos; a visualização de campos vetoriais pode enriquecer ou gerar conflitos teóricos; a utilização de um Software pode gerar novas compreensões; o planejamento de aulas para conteúdos matemáticos avançados deve contemplar a precisão da técnica matemática, mas também possibilitar o enriquecimento intuitivo dos conceitos envolvidos; a estrutura formal das definições matemáticas são pouco compreensivas mesmo para estudantes matriculados em disciplinas de Cálculo mais avançado. |
Resumen : | This is a diagnostic character. The objective was to investigate the elements of concept image and concept definition, relating to the concept of line Integral of vector fields, when interpreted physically as work done. The theory of concept is employed as the theoretical basis for the discussions. The subjects investigated are students of the degree in Physics from a Federal Institution of learning in Minas Gerais. The data were collected during the teaching Experiments through questionnaires and interview. Among the conclusions, include the following: interpretation of the line Integral of vector fields as the sum of the work done by a force; the calculation of the line Integral of vector fields provides the work done; the direction of the vector field and particle trajectory displayed through the Maple software reveals the sign of . The survey results suggest: physics students tend to relate mathematical objects with physical concepts; Visualizing vector fields can enrich or generate theoretical conflicts; the use of a Software can generate new understandings; planning lessons for advanced mathematical content must include the accuracy of the mathematical technique, but also enable the intuitive enrichment of the concepts involved; the formal structure of mathematical definitions are little understanding even for students enrolled in disciplines most advanced calculation. |
Palabras clave : | Imagem de conceito Definição de conceito Integral de linha de campos vetoriais Trabalho realizado Maple Image concept Concept definition Line integral of vector fields Work done Maple |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10933 |
Fecha de publicación : | 22-feb-2013 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons