Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10933
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
julianocezarferreira.pdf2.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Piermatei Filho, Orestes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731468T8pt_BR
dc.contributor.referee1Olimpio Junior, Antônio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770479T3pt_BR
dc.contributor.referee2Reis, Frederico da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785626T5pt_BR
dc.creatorFerreira, Juliano Cezar-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4451950H3pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T17:27:20Z-
dc.date.available2019-09-16-
dc.date.available2019-09-24T17:27:20Z-
dc.date.issued2013-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10933-
dc.description.abstractThis is a diagnostic character. The objective was to investigate the elements of concept image and concept definition, relating to the concept of line Integral of vector fields, when interpreted physically as work done. The theory of concept is employed as the theoretical basis for the discussions. The subjects investigated are students of the degree in Physics from a Federal Institution of learning in Minas Gerais. The data were collected during the teaching Experiments through questionnaires and interview. Among the conclusions, include the following: interpretation of the line Integral of vector fields as the sum of the work done by a force; the calculation of the line Integral of vector fields provides the work done; the direction of the vector field and particle trajectory displayed through the Maple software reveals the sign of . The survey results suggest: physics students tend to relate mathematical objects with physical concepts; Visualizing vector fields can enrich or generate theoretical conflicts; the use of a Software can generate new understandings; planning lessons for advanced mathematical content must include the accuracy of the mathematical technique, but also enable the intuitive enrichment of the concepts involved; the formal structure of mathematical definitions are little understanding even for students enrolled in disciplines most advanced calculation.pt_BR
dc.description.resumoEsta é uma pesquisa de caráter diagnóstico. O objetivo foi investigar elementos da imagem de conceito e definição de conceito, relativas ao conceito de Integral de Linha de Campos Vetoriais, quando interpretado fisicamente como Trabalho Realizado. A teoria de imagens de conceito é empregada como embasamento teórico para as discussões. Os sujeitos investigados são estudantes do curso de Licenciatura em Física de uma Instituição Federal de Ensino de Minas Gerais. Os dados foram coletados durante os Experimentos de Ensino por meio de questionários e entrevista. Entre as conclusões, destacamos: interpretação da Integral de Linha de Campos Vetoriais como somatório do Trabalho realizado por uma Força; o Cálculo da Integral de Linha de Campos Vetoriais fornece o trabalho realizado; o sentido do Campo Vetorial e a trajetória da partícula visualizada por meio do software Maple revela o sinal do . Os resultados da pesquisa sugerem: estudantes de Física tendem a relacionar os objetos matemáticos com conceitos físicos; a visualização de campos vetoriais pode enriquecer ou gerar conflitos teóricos; a utilização de um Software pode gerar novas compreensões; o planejamento de aulas para conteúdos matemáticos avançados deve contemplar a precisão da técnica matemática, mas também possibilitar o enriquecimento intuitivo dos conceitos envolvidos; a estrutura formal das definições matemáticas são pouco compreensivas mesmo para estudantes matriculados em disciplinas de Cálculo mais avançado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImagem de conceitopt_BR
dc.subjectDefinição de conceitopt_BR
dc.subjectIntegral de linha de campos vetoriaispt_BR
dc.subjectTrabalho realizadopt_BR
dc.subjectMaplept_BR
dc.subjectImage conceptpt_BR
dc.subjectConcept definitionpt_BR
dc.subjectLine integral of vector fieldspt_BR
dc.subjectWork donept_BR
dc.subjectMaplept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleIntegral de linha de campos vetoriais /trabalho realizado: imagem de conceito e definição de conceitopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons