Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10903
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
joseomarbarquete.pdf422.8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Antunes, Katiuscia Cristina Vargas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7309708713801729pt_BR
dc.contributor.referee1Balduti, Camila Faria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8344784D6pt_BR
dc.creatorBarquette, José Omar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T17:01:23Z-
dc.date.available2019-08-28-
dc.date.available2019-09-24T17:01:23Z-
dc.date.issued2019-05-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10903-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho está pautado na necessidade, principalmente, do jovem em aliar os meios tecnológicos aos fins educacionais. Dessa forma, apresento situações rotineiras do âmbito econômico, de uma forma simples e de fácil interpretação aos alunos da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Semipresencial que podem ser ilustradas usando o meio tecnológico a qual estão inseridos, como o celular, os computadores e os programas e aplicativos que estes apresentam. Nesse trabalho, a análise de um orçamento doméstico descreve as despesas, remunerações e salários de uma família e como cada variável é consumida em um mês de estudo. Por conseguinte, cada aluno terá uma análise econômica do próprio meio em que vive, interpretando os resultados adquiridos como satisfatórios ou não a renda a qual estão imersos. O objetivo final em questão é o discente ser capaz de interpretar através de gráficos e tabelas os gastos mensais de seus familiares e, além disso, promover uma maior interação dos alunos com os seus familiares. Ademais, a comunicação destes com os seus familiares é fundamental neste projeto. Como conclusão, haverá união de conhecimento e diálogo entre os alunos e seus entes próximos, promovendo um uso mais benéfico da internet e dos meios que a envolvem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectWebQuestpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEnsino de matemática fundamentalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleUso da WebQuest orçamento doméstico no Centro de Estudos Supletivos Custódio Furtado de Souza: séries finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons