https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10898
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
leticiasilvabatista.pdf | 415.94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Ensino de História em combate a intolerância religiosa: caminhos para crítica e superação dos preconceitos às religiões de matrizes afro-ameríndias nos espaços educacionais |
Autor(es): | Batista, Letícia Silva |
Orientador: | Daibert, André Barcelos Damasceno |
Resumo: | O presente plano de intervenção surgiu de específica realidade escolar em que os discentes em diferentes conjunturas e temáticas nas aulas de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental expressaram falas e opiniões preconceituosas e estereotipadas às manifestações religiosas de matrizes afro-brasileiras e indígenas. Diante desse quadro, o objetivo desse trabalho foi entender as motivações dessas falas, bem como, traçar caminhos e ações que visassem o combate à todas as formas de intolerâncias religiosas dentro dos espaços escolares. Para esse fim, apresentamos metodologias e práticas pedagógicas que contribuíssem às análises e defesa de um Ensino de História mais plural e democrático que identificasse e salvaguardasse as diversas religiões manifestadas pelos cidadãos brasileiros. |
Resumen : | The present intervention plan has emerged due to the specific school reality in which last grades students from History Class of Middle School express statements and opinions with prejudice and stereotypes against religions with indigenous or Afro-Brazilian origins. In this context, the purpose of this paper was to understand the motivations of those opinions as well as bring new ways and actions seeking to oppose any form of religion intolerances around school areas. In order to do that, we have showed pedagogical practices and methodologies that contribute to the analysis and defense of a more plural and democratic History Teaching that would also identify and protect several religions manifested by Brazilian citizens. |
Palabras clave : | Ensino de história Combate a intolerância religiosa Religiões afrobrasileiras e indígenas History teaching Opposition to religion intolerance Indigenous and afro- brazilian religions |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10898 |
Fecha de publicación : | 3-ago-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons