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dc.contributor.advisor1Daibert, André Barcelos Damasceno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5979632653367405pt_BR
dc.creatorBatista, Letícia Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5521997696674758pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T16:58:33Z-
dc.date.available2019-08-27-
dc.date.available2019-09-24T16:58:33Z-
dc.date.issued2019-08-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10898-
dc.description.abstractThe present intervention plan has emerged due to the specific school reality in which last grades students from History Class of Middle School express statements and opinions with prejudice and stereotypes against religions with indigenous or Afro-Brazilian origins. In this context, the purpose of this paper was to understand the motivations of those opinions as well as bring new ways and actions seeking to oppose any form of religion intolerances around school areas. In order to do that, we have showed pedagogical practices and methodologies that contribute to the analysis and defense of a more plural and democratic History Teaching that would also identify and protect several religions manifested by Brazilian citizens.pt_BR
dc.description.resumoO presente plano de intervenção surgiu de específica realidade escolar em que os discentes em diferentes conjunturas e temáticas nas aulas de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental expressaram falas e opiniões preconceituosas e estereotipadas às manifestações religiosas de matrizes afro-brasileiras e indígenas. Diante desse quadro, o objetivo desse trabalho foi entender as motivações dessas falas, bem como, traçar caminhos e ações que visassem o combate à todas as formas de intolerâncias religiosas dentro dos espaços escolares. Para esse fim, apresentamos metodologias e práticas pedagógicas que contribuíssem às análises e defesa de um Ensino de História mais plural e democrático que identificasse e salvaguardasse as diversas religiões manifestadas pelos cidadãos brasileiros.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectCombate a intolerância religiosapt_BR
dc.subjectReligiões afrobrasileiras e indígenaspt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectOpposition to religion intolerancept_BR
dc.subjectIndigenous and afro- brazilian religionspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleEnsino de História em combate a intolerância religiosa: caminhos para crítica e superação dos preconceitos às religiões de matrizes afro-ameríndias nos espaços educacionaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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