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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os desafios do ensino da educação financeira na Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): Tavares, Kelly Cristina Pereira
Primeiro Orientador: Souza, Andréa Stambassi
Membro da banca: Silva, Amarildo Melchiades da
Membro da banca: Britto, Reginaldo Ramos
Resumo: O ensino de Educação Financeira vem sendo debatido nos últimos tempos para que seja introduzido nas escolas. Analisando os documentos e orientações produzidas pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apresentarei nesse trabalho como poderemos incluir nessa perspectiva os alunos de turma de Educação para Jovens e Adultos (EJA), avaliando os pontos favoráveis e desfavoráveis que envolvem essa modalidade. A pesquisa foi fundamentada por estudos feitos sobre quais os melhores métodos de ensino para os alunos de EJA, levando em conta seu diferencial das idades, conhecimentos e experiências já vivenciadas. Para isso, fiz um levantamento bibliográfico, buscando colher material que respondessem como o ensino poderá ser inserido nas turmas de EJA. Este trabalho foi baseado nos estudos de Silva e Powel, nos documentos do ENEF, nas orientações da OCDE entre outros autores e fontes sobre o assunto. Os resultados obtidos demonstraram que o ensino na modalidade EJA, diferencia-se do adotado no ensino regular, tendo em vista principalmente a supressão de conteúdo devido ao tempo disponível. Para que o aprendizado ocorra é necessário que o educador consiga aproveitar dos conhecimentos que tais estudantes já trazem consigo para que a partir de dessas capacidades o ensino se dê de forma mais rápida. O ensino da Educação Financeira para o EJA se mostrou indispensável no EJA, observando ser o público estudantil que mais fazem operações financeira, portando, mais urgente ser orientado em suas escolhas, com a finalidade de educá-los para fazerem boas escolhas. Para atender essa realidade, buscando mudar as dificuldades de gerenciamento das finanças que os alunos apresentem e seus hábitos, o educador terá como ferramenta de ensino, aproveitar dessa habilidades e experiências, demostrando como poderá ser um novo cenário da vida financeiras de cada um, apenas com mudanças de atitudes, hábitos e conhecimento.
Abstract: -
Palavras-chave: Educação matemática
Educação de Jovens e Adultos
Educação financeira escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10890
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática



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