https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10890
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
kellycristinapereiratavares.pdf | 338.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Os desafios do ensino da educação financeira na Educação de Jovens e Adultos |
Autor(es): | Tavares, Kelly Cristina Pereira |
Primeiro Orientador: | Souza, Andréa Stambassi |
Membro da banca: | Silva, Amarildo Melchiades da |
Membro da banca: | Britto, Reginaldo Ramos |
Resumo: | O ensino de Educação Financeira vem sendo debatido nos últimos tempos para que seja introduzido nas escolas. Analisando os documentos e orientações produzidas pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apresentarei nesse trabalho como poderemos incluir nessa perspectiva os alunos de turma de Educação para Jovens e Adultos (EJA), avaliando os pontos favoráveis e desfavoráveis que envolvem essa modalidade. A pesquisa foi fundamentada por estudos feitos sobre quais os melhores métodos de ensino para os alunos de EJA, levando em conta seu diferencial das idades, conhecimentos e experiências já vivenciadas. Para isso, fiz um levantamento bibliográfico, buscando colher material que respondessem como o ensino poderá ser inserido nas turmas de EJA. Este trabalho foi baseado nos estudos de Silva e Powel, nos documentos do ENEF, nas orientações da OCDE entre outros autores e fontes sobre o assunto. Os resultados obtidos demonstraram que o ensino na modalidade EJA, diferencia-se do adotado no ensino regular, tendo em vista principalmente a supressão de conteúdo devido ao tempo disponível. Para que o aprendizado ocorra é necessário que o educador consiga aproveitar dos conhecimentos que tais estudantes já trazem consigo para que a partir de dessas capacidades o ensino se dê de forma mais rápida. O ensino da Educação Financeira para o EJA se mostrou indispensável no EJA, observando ser o público estudantil que mais fazem operações financeira, portando, mais urgente ser orientado em suas escolhas, com a finalidade de educá-los para fazerem boas escolhas. Para atender essa realidade, buscando mudar as dificuldades de gerenciamento das finanças que os alunos apresentem e seus hábitos, o educador terá como ferramenta de ensino, aproveitar dessa habilidades e experiências, demostrando como poderá ser um novo cenário da vida financeiras de cada um, apenas com mudanças de atitudes, hábitos e conhecimento. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Educação matemática Educação de Jovens e Adultos Educação financeira escolar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10890 |
Data do documento: | 2018 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons