https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10890
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
kellycristinapereiratavares.pdf | 338.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Souza, Andréa Stambassi | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4258579U1 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Amarildo Melchiades da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791022U0 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Britto, Reginaldo Ramos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210029Y2 | pt_BR |
dc.creator | Tavares, Kelly Cristina Pereira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T16:54:17Z | - |
dc.date.available | 2019-09-04 | - |
dc.date.available | 2019-09-24T16:54:17Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10890 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino de Educação Financeira vem sendo debatido nos últimos tempos para que seja introduzido nas escolas. Analisando os documentos e orientações produzidas pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apresentarei nesse trabalho como poderemos incluir nessa perspectiva os alunos de turma de Educação para Jovens e Adultos (EJA), avaliando os pontos favoráveis e desfavoráveis que envolvem essa modalidade. A pesquisa foi fundamentada por estudos feitos sobre quais os melhores métodos de ensino para os alunos de EJA, levando em conta seu diferencial das idades, conhecimentos e experiências já vivenciadas. Para isso, fiz um levantamento bibliográfico, buscando colher material que respondessem como o ensino poderá ser inserido nas turmas de EJA. Este trabalho foi baseado nos estudos de Silva e Powel, nos documentos do ENEF, nas orientações da OCDE entre outros autores e fontes sobre o assunto. Os resultados obtidos demonstraram que o ensino na modalidade EJA, diferencia-se do adotado no ensino regular, tendo em vista principalmente a supressão de conteúdo devido ao tempo disponível. Para que o aprendizado ocorra é necessário que o educador consiga aproveitar dos conhecimentos que tais estudantes já trazem consigo para que a partir de dessas capacidades o ensino se dê de forma mais rápida. O ensino da Educação Financeira para o EJA se mostrou indispensável no EJA, observando ser o público estudantil que mais fazem operações financeira, portando, mais urgente ser orientado em suas escolhas, com a finalidade de educá-los para fazerem boas escolhas. Para atender essa realidade, buscando mudar as dificuldades de gerenciamento das finanças que os alunos apresentem e seus hábitos, o educador terá como ferramenta de ensino, aproveitar dessa habilidades e experiências, demostrando como poderá ser um novo cenário da vida financeiras de cada um, apenas com mudanças de atitudes, hábitos e conhecimento. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira escolar | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | Os desafios do ensino da educação financeira na Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática |
This item is licensed under a Creative Commons License