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dc.contributor.advisor1Souza, Andréa Stambassi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4258579U1pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791022U0pt_BR
dc.contributor.referee2Britto, Reginaldo Ramos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210029Y2pt_BR
dc.creatorTavares, Kelly Cristina Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T16:54:17Z-
dc.date.available2019-09-04-
dc.date.available2019-09-24T16:54:17Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10890-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Educação Financeira vem sendo debatido nos últimos tempos para que seja introduzido nas escolas. Analisando os documentos e orientações produzidas pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apresentarei nesse trabalho como poderemos incluir nessa perspectiva os alunos de turma de Educação para Jovens e Adultos (EJA), avaliando os pontos favoráveis e desfavoráveis que envolvem essa modalidade. A pesquisa foi fundamentada por estudos feitos sobre quais os melhores métodos de ensino para os alunos de EJA, levando em conta seu diferencial das idades, conhecimentos e experiências já vivenciadas. Para isso, fiz um levantamento bibliográfico, buscando colher material que respondessem como o ensino poderá ser inserido nas turmas de EJA. Este trabalho foi baseado nos estudos de Silva e Powel, nos documentos do ENEF, nas orientações da OCDE entre outros autores e fontes sobre o assunto. Os resultados obtidos demonstraram que o ensino na modalidade EJA, diferencia-se do adotado no ensino regular, tendo em vista principalmente a supressão de conteúdo devido ao tempo disponível. Para que o aprendizado ocorra é necessário que o educador consiga aproveitar dos conhecimentos que tais estudantes já trazem consigo para que a partir de dessas capacidades o ensino se dê de forma mais rápida. O ensino da Educação Financeira para o EJA se mostrou indispensável no EJA, observando ser o público estudantil que mais fazem operações financeira, portando, mais urgente ser orientado em suas escolhas, com a finalidade de educá-los para fazerem boas escolhas. Para atender essa realidade, buscando mudar as dificuldades de gerenciamento das finanças que os alunos apresentem e seus hábitos, o educador terá como ferramenta de ensino, aproveitar dessa habilidades e experiências, demostrando como poderá ser um novo cenário da vida financeiras de cada um, apenas com mudanças de atitudes, hábitos e conhecimento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEducação financeira escolarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleOs desafios do ensino da educação financeira na Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática



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