Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10882
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
joseliaparecidafernandes.pdf467.34 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Intervenção pedagógica em alunos com deficiência nos anos finais do ensino fundamental: 6º ao 9º ano
Autor(es): Fernandes, Joseli Aparecida
Orientador: Santiago, Mylene Cristina
Miembros Examinadores: Almeida, Neil Franco Pereira de
Miembros Examinadores: Castro, Sebastião Luiz Petronilho de
Resumo: O presente projeto refere-se à Intervenção Pedagógica realizada com alunos com deficiência nos anos finais do Ensino Fundamental: 6º ao 9º ano, implementado na Escola Municipal Professora Maria Célia de Carvalho, no município de Três Corações, sul de Minas Gerais. A problemática que norteou esse trabalho parte do seguinte questionamento: os professores que atuam do 6º ao 9º ano estão promovendo uma inclusão que possibilite a participação e aprendizagem dos alunos com deficiência? Para realizar essa sondagem foram observados 03 alunos com deficiência que estão matriculados em turmas de 6º e 7º anos. Destaca-se, ainda, que esses alunos apresentam defasagem escolar, não estão alfabetizados, apresentam uma dificuldade exacerbada no raciocínio lógico matemático e interpretação de fatos corriqueiros do dia a dia, aliado a problemas familiares e sociais conflituosos. Desta maneira, objetivo geral desse projeto propõe compreender como ocorrem as intervenções pedagógicas com os estudantes com deficiência nos anos finais do Ensino Fundamental, inseridos em classes regulares, e como acontece o processo de ensino para esses alunos, por meio da articulação entre os professores regentes e a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Além das observações in loco nas salas de aula, promoveram-se horários de encontros com os professores regentes, avaliando o desenvolvimento do projeto embasado nos registros das observações, identificando as adaptações curriculares utilizadas no atendimento educacional especializado. Assim foi possível estabelecer e delimitar estratégias, recursos didáticos e materiais, bem como atitudes docentes mediadoras da aprendizagem
Resumen : -
Palabras clave : Inclusão em educação
Deficiência
Intervenção pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10882
Fecha de publicación : 25-may-2019
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons