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dc.contributor.advisor1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Neil Franco Pereira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4761925222915074pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Sebastião Luiz Petronilho de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4761925222915074pt_BR
dc.creatorFernandes, Joseli Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3990738346637288pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T14:56:09Z-
dc.date.available2019-09-24-
dc.date.available2019-09-24T14:56:09Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10882-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente projeto refere-se à Intervenção Pedagógica realizada com alunos com deficiência nos anos finais do Ensino Fundamental: 6º ao 9º ano, implementado na Escola Municipal Professora Maria Célia de Carvalho, no município de Três Corações, sul de Minas Gerais. A problemática que norteou esse trabalho parte do seguinte questionamento: os professores que atuam do 6º ao 9º ano estão promovendo uma inclusão que possibilite a participação e aprendizagem dos alunos com deficiência? Para realizar essa sondagem foram observados 03 alunos com deficiência que estão matriculados em turmas de 6º e 7º anos. Destaca-se, ainda, que esses alunos apresentam defasagem escolar, não estão alfabetizados, apresentam uma dificuldade exacerbada no raciocínio lógico matemático e interpretação de fatos corriqueiros do dia a dia, aliado a problemas familiares e sociais conflituosos. Desta maneira, objetivo geral desse projeto propõe compreender como ocorrem as intervenções pedagógicas com os estudantes com deficiência nos anos finais do Ensino Fundamental, inseridos em classes regulares, e como acontece o processo de ensino para esses alunos, por meio da articulação entre os professores regentes e a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Além das observações in loco nas salas de aula, promoveram-se horários de encontros com os professores regentes, avaliando o desenvolvimento do projeto embasado nos registros das observações, identificando as adaptações curriculares utilizadas no atendimento educacional especializado. Assim foi possível estabelecer e delimitar estratégias, recursos didáticos e materiais, bem como atitudes docentes mediadoras da aprendizagempt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusão em educaçãopt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleIntervenção pedagógica em alunos com deficiência nos anos finais do ensino fundamental: 6º ao 9º anopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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