https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10881
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gislaineaparecidadebrito.pdf | 210.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Formação continuada atrelada à qualidade de ensino de alunos com altas habilidades/superdotação |
Author: | Brito, Gislaine Aparecida de |
First Advisor: | Oliveira, Juliana Célia de |
Referee Member: | Santiago, Mylene Cristina |
Referee Member: | Cardoso, Michelle Duarte Rios |
Resumo: | Este estudo teve como objetivos analisar as necessidades de formação dos docentes no que se refere à formação continuada, voltado para as áreas de Educação Especial, dando ênfase em Altas Habilidades/Superdotação e estimular o interesse por parte dos professores sobre o tema. Para tanto foi realizado um projeto de intervenção, com aplicação inicial de um questionário semiestruturado para todos os professores, de uma determinada escola da rede pública no município de Piranga/MG e, posteriormente, foi produzida uma cartilha contendo informações sobre o tema AH/S para ser entregue aos professores. A escola participante, que atende atualmente aos seguimentos Educação Infantil (pré-escola) e a primeira etapa do Ensino Fundamental, conta com 34 professores, sendo destes 29 regentes de turma e 5 professores apoio. Participaram do projeto de intervenção facultativamente 12 professores no total. Os resultados evidenciaram que muitos docentes quando indagados a escolher uma área de formação da Educação Especial de maior relevância para si, colocaram as AH/S como de menor relevância em comparação com as demais. Em contrapartida, quando perguntados se tinham algum interesse em cursos com a mesma temática, a maioria respondeu que sim. Em seguida, os resultados compilados foram encaminhados em forma de requerimento à Secretaria Municipal de Educação do próprio município onde a pesquisa foi aplicada, para que a mesma pudesse a partir dos dados, oferecer cursos de capacitação/especialização para seu corpo docente com base nas suas necessidades e escolhas. Considera-se que a cartilha entregue aos professores em forma impressa proporcionou reflexões e momentos de orientação ao corpo docente |
Abstract: | - |
Keywords: | Altas Habilidades/Superdotação Professor Formação continuada Intervenção |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10881 |
Issue Date: | 25-May-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License