Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10881
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gislaineaparecidadebrito.pdf210.32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Juliana Célia de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4242583J1pt_BR
dc.contributor.referee1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770233J2pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Michelle Duarte Rios-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorBrito, Gislaine Aparecida de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T14:55:02Z-
dc.date.available2019-09-23-
dc.date.available2019-09-24T14:55:02Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10881-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivos analisar as necessidades de formação dos docentes no que se refere à formação continuada, voltado para as áreas de Educação Especial, dando ênfase em Altas Habilidades/Superdotação e estimular o interesse por parte dos professores sobre o tema. Para tanto foi realizado um projeto de intervenção, com aplicação inicial de um questionário semiestruturado para todos os professores, de uma determinada escola da rede pública no município de Piranga/MG e, posteriormente, foi produzida uma cartilha contendo informações sobre o tema AH/S para ser entregue aos professores. A escola participante, que atende atualmente aos seguimentos Educação Infantil (pré-escola) e a primeira etapa do Ensino Fundamental, conta com 34 professores, sendo destes 29 regentes de turma e 5 professores apoio. Participaram do projeto de intervenção facultativamente 12 professores no total. Os resultados evidenciaram que muitos docentes quando indagados a escolher uma área de formação da Educação Especial de maior relevância para si, colocaram as AH/S como de menor relevância em comparação com as demais. Em contrapartida, quando perguntados se tinham algum interesse em cursos com a mesma temática, a maioria respondeu que sim. Em seguida, os resultados compilados foram encaminhados em forma de requerimento à Secretaria Municipal de Educação do próprio município onde a pesquisa foi aplicada, para que a mesma pudesse a partir dos dados, oferecer cursos de capacitação/especialização para seu corpo docente com base nas suas necessidades e escolhas. Considera-se que a cartilha entregue aos professores em forma impressa proporcionou reflexões e momentos de orientação ao corpo docentept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAltas Habilidades/Superdotaçãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFormação continuada atrelada à qualidade de ensino de alunos com altas habilidades/superdotaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons