https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10881
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gislaineaparecidadebrito.pdf | 210.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Juliana Célia de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4242583J1 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santiago, Mylene Cristina | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770233J2 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cardoso, Michelle Duarte Rios | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.creator | Brito, Gislaine Aparecida de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T14:55:02Z | - |
dc.date.available | 2019-09-23 | - |
dc.date.available | 2019-09-24T14:55:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10881 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivos analisar as necessidades de formação dos docentes no que se refere à formação continuada, voltado para as áreas de Educação Especial, dando ênfase em Altas Habilidades/Superdotação e estimular o interesse por parte dos professores sobre o tema. Para tanto foi realizado um projeto de intervenção, com aplicação inicial de um questionário semiestruturado para todos os professores, de uma determinada escola da rede pública no município de Piranga/MG e, posteriormente, foi produzida uma cartilha contendo informações sobre o tema AH/S para ser entregue aos professores. A escola participante, que atende atualmente aos seguimentos Educação Infantil (pré-escola) e a primeira etapa do Ensino Fundamental, conta com 34 professores, sendo destes 29 regentes de turma e 5 professores apoio. Participaram do projeto de intervenção facultativamente 12 professores no total. Os resultados evidenciaram que muitos docentes quando indagados a escolher uma área de formação da Educação Especial de maior relevância para si, colocaram as AH/S como de menor relevância em comparação com as demais. Em contrapartida, quando perguntados se tinham algum interesse em cursos com a mesma temática, a maioria respondeu que sim. Em seguida, os resultados compilados foram encaminhados em forma de requerimento à Secretaria Municipal de Educação do próprio município onde a pesquisa foi aplicada, para que a mesma pudesse a partir dos dados, oferecer cursos de capacitação/especialização para seu corpo docente com base nas suas necessidades e escolhas. Considera-se que a cartilha entregue aos professores em forma impressa proporcionou reflexões e momentos de orientação ao corpo docente | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Altas Habilidades/Superdotação | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Intervenção | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Formação continuada atrelada à qualidade de ensino de alunos com altas habilidades/superdotação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License