https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10879
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
janainacristinapereirabarboza.pdf | 632.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Trabalho colaborativo entre o AEE e o professor regente: a hora da inclusão |
Autor(es): | Barboza, Janaina Cristina Pereira |
Orientador: | Marin, Márcia |
Miembros Examinadores: | Antunes, Katiuscia Cristina Vargas |
Miembros Examinadores: | Cardoso, Michelle Duarte Rios |
Resumo: | O trabalho relata a aplicação de um projeto de intervenção pedagógica denominado “A hora da Inclusão”, realizado em uma escola da rede pública estadual da cidade de Conselheiro Lafaiete/MG, que possui alunos com deficiência frequentando a sala de aula comum e a sala de recursos multifuncionais. O objetivo deste projeto foi de possibilitar um trabalho colaborativo entre os professores da sala de aula comum e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), com foco nas práticas pedagógicas a fim de garantir a inclusão desses alunos na escola. Para viabilizar essa estratégia, professores do ensino regular e do AEE precisam trabalhar juntos, planejando de forma articulada ações em sala de aula, solucionando problemas e elaborando adaptações curriculares para o desenvolvimento escolar e social do aluno com deficiência. Com os resultados obtidos identificou-se que esse trabalho colaborativo é fundamental para a inclusão dos alunos com deficiência. Porém, nem sempre os professores estabelecem diálogo para construir um planejamento colaborativo e para compreender as especificidades dos alunos que exigem respostas educativas específicas para que possam aprender e se desenvolver, ainda ficou evidente que cabe também à gestão escolar promover momentos para que esse diálogo aconteça |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Inclusão escolar Educação especial Trabalho docente colaborativo Atendimento educacional especializado |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10879 |
Fecha de publicación : | 25-may-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons