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dc.contributor.advisor1Marin, Márcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Antunes, Katiuscia Cristina Vargas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702849U5pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Michelle Duarte Rios-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4299752T2pt_BR
dc.creatorBarboza, Janaina Cristina Pereira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T14:54:17Z-
dc.date.available2019-09-23-
dc.date.available2019-09-24T14:54:17Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10879-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO trabalho relata a aplicação de um projeto de intervenção pedagógica denominado “A hora da Inclusão”, realizado em uma escola da rede pública estadual da cidade de Conselheiro Lafaiete/MG, que possui alunos com deficiência frequentando a sala de aula comum e a sala de recursos multifuncionais. O objetivo deste projeto foi de possibilitar um trabalho colaborativo entre os professores da sala de aula comum e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), com foco nas práticas pedagógicas a fim de garantir a inclusão desses alunos na escola. Para viabilizar essa estratégia, professores do ensino regular e do AEE precisam trabalhar juntos, planejando de forma articulada ações em sala de aula, solucionando problemas e elaborando adaptações curriculares para o desenvolvimento escolar e social do aluno com deficiência. Com os resultados obtidos identificou-se que esse trabalho colaborativo é fundamental para a inclusão dos alunos com deficiência. Porém, nem sempre os professores estabelecem diálogo para construir um planejamento colaborativo e para compreender as especificidades dos alunos que exigem respostas educativas específicas para que possam aprender e se desenvolver, ainda ficou evidente que cabe também à gestão escolar promover momentos para que esse diálogo aconteçapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectTrabalho docente colaborativopt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTrabalho colaborativo entre o AEE e o professor regente: a hora da inclusãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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