https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10814
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
marilenecorreadacosta.pdf | 794.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O uso da tecnologia para os alunos com espectro autista |
Autor(es): | Costa, Marilene Corrêa da |
Primeiro Orientador: | Sampaio, Thais Fernandes |
Membro da banca: | Balduti, Camila Faria |
Resumo: | O presente Plano sugere o uso do computador no processo de desenvolvimento da leitura e da escrita da Educação Infantil em alunos portadores da Síndrome do Espectro Autista. Apresenta como componente chave o uso do computador com programas, jogos e vídeos didáticos como instrumento metodológico no processo de alfabetização desses alunos, como método complementar ao tradicionalmente utilizado nas escolas. Além dos problemas cognitivos que podem dificultar o processo de alfabetização, de modo geral, alunos com espectro autista podem apresentar problemas em suas habilidades motoras, o que pode dificultar o traçado das letras. Assim, o computador pode ser um importante instrumento metodológico no processo de alfabetização, funcionando como suporte para as questões motoras dos alunos. A habilidade de comunicação e interação também é, via de regra, afetada na síndrome. Espera-se, portanto, que o plano de aula apresentado possa contribuir para o desenvolvimento da referida capacidade técnica de alfabetização e, ainda, facilite a interação desses alunos. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Alfabetização Computador Espectro autista |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10814 |
Data do documento: | 27-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons