Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10814
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marilenecorreadacosta.pdf794.17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O uso da tecnologia para os alunos com espectro autista
Author: Costa, Marilene Corrêa da
First Advisor: Sampaio, Thais Fernandes
Referee Member: Balduti, Camila Faria
Resumo: O presente Plano sugere o uso do computador no processo de desenvolvimento da leitura e da escrita da Educação Infantil em alunos portadores da Síndrome do Espectro Autista. Apresenta como componente chave o uso do computador com programas, jogos e vídeos didáticos como instrumento metodológico no processo de alfabetização desses alunos, como método complementar ao tradicionalmente utilizado nas escolas. Além dos problemas cognitivos que podem dificultar o processo de alfabetização, de modo geral, alunos com espectro autista podem apresentar problemas em suas habilidades motoras, o que pode dificultar o traçado das letras. Assim, o computador pode ser um importante instrumento metodológico no processo de alfabetização, funcionando como suporte para as questões motoras dos alunos. A habilidade de comunicação e interação também é, via de regra, afetada na síndrome. Espera-se, portanto, que o plano de aula apresentado possa contribuir para o desenvolvimento da referida capacidade técnica de alfabetização e, ainda, facilite a interação desses alunos.
Abstract: -
Keywords: Alfabetização
Computador
Espectro autista
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10814
Issue Date: 27-Apr-2019
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons