Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10810
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
brunaberaldocambraiaferreira.pdf723.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação de preço de venda: estudo de caso em um empreendimento de comércio do setor de vestuário feminino
Autor(es): Ferreira, Bruna Beraldo Cambraia
Primeiro Orientador: Horta, Eduardo Duarte
Resumo: O presente trabalho busca analisar em um empreendimento de comércio do vestuário feminino cadastrado no MEI as ferramentas utilizadas para a precificação de suas mercadorias e como as informações geradas pelos controles contábeis podem auxiliar na tomada de decisão. Para atingir o objetivo foram realizadas diversas entrevistas no empreendimento escolhido e coletados todos os dados disponíveis para a realização do cálculo do Mark-up como técnica de precificação. Os resultados demonstraram que as empreendedoras não têm formação em áreas administrativas e, como consequência, o empreendimento não utiliza nenhuma técnica ou informações geradas por controles contábeis e os preços são estabelecidos de acordo com o mercado. Em relação a margem de lucro das mercadorias vendidas, o empreendimento apresenta um bom retorno.
Abstract: The present work seeks to analyze in a business of women's clothing registered in the MEI the tools used for the pricing of their merchandise and how the information generated by the accounting controls can aid in decision making. In order to reach the objective, several interviews were carried out in the selected project and all the data available for the calculation of Mark-up as a pricing technique were collected. The results showed that entrepreneurs do not have training in administrative areas and, as a consequence, the enterprise does not use any techniques or information generated by accounting controls and prices are established according to the market. In relation to the profit margin of the goods sold, the enterprise presents a good return.
Palavras-chave: Microempreendedor individual
Preço de venda
Mark-up
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10810
Data do documento: 8-Jul-2019
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Campus JF - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons