Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10801
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
dorotéiaexpeditaschiller.pdf1.85 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Educação financeira: uma análise da alfabetização em finanças pessoais entre universitários
Autor(es): Expedita Schiller, Dorotéia
Orientador: Pereira Soares, Fabrício
Resumo: Esta pesquisa analisa universitários do ensino à distância da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, para avaliar o nível de alfabetização financeira pessoal, a relação entre o nível de conhecimento em finanças pessoais e as características dos estudantes, verificando se o ensino à distância contribui para aquisição de conhecimentos em finanças pessoais, se há diferença na apropriação de conceitos de Educação Financeira entre estudantes de cursos da área de negócios das de não-negócios, aplicando a pesquisa de Chen e Volpe (1998). Os resultados demonstram que 74,7% dos alunos apresentam bom de alfabetização financeira, com média de acerto de 68,5% das questões. As variáveis com relevância estatística nesta pesquisa foram renda familiar, tipo de escola no ensino médio e área do curso do participante. Estudantes de cursos não relacionados a negócios, mulheres, até 29 anos e com pouca experiência de trabalho têm níveis menores de conhecimento. Conclui-se que os universitários do ensino a distância são relativamente bem informados sobre finanças pessoais, mas o ensino de Educação Financeira, em um cenário de endividamento crescente, ainda tem lacunas, que, se supridas, trarão impactos positivos na vida dos indivíduos, das famílias e na economia do país.
Resumen : This research analyzes university students of e-learning from the Universidade Federal de Juiz de Fora, in Minas Gerais, Brazil, to evaluate their personal financial literacy, the relationship between the level of knowledge in personal finances and the characteristics of students, verifying if e-learning contributes to acquisition of knowledge in personal finance, if there is a difference in the appropriation of concepts of financial education among students of business courses and non-business areas, applying the research of Chen and Volpe (1998). The results show that 74.7% of the students presented good financial literacy, with a mean of 68.5% of the corrects questions. The variables with statistical relevance in this study were family income, type of high school and participant’s course area. Students of non-business-related courses, women, up to 29 years and with little work experience present lower levels of knowledge. It is concluded that the university e-learning students are relatively well informed about personal finances, but the teaching of financial education, in a scenario of increasing indebtedness, still has gaps, which, if supplied, will bring positive impacts on life of individuals, families and the economy of the country.
Palabras clave : Educação financeira
Alfabetização financeira
Conhecimentos de finanças pessoais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10801
Fecha de publicación : 9-jul-2019
Aparece en las colecciones: Ciências Contábeis - Campus JF - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons