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dc.contributor.advisor1Pereira Soares, Fabrício-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9018619096429873pt_BR
dc.creatorExpedita Schiller, Dorotéia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-18T21:03:14Z-
dc.date.available2019-09-16-
dc.date.available2019-09-18T21:03:14Z-
dc.date.issued2019-07-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10801-
dc.description.abstractThis research analyzes university students of e-learning from the Universidade Federal de Juiz de Fora, in Minas Gerais, Brazil, to evaluate their personal financial literacy, the relationship between the level of knowledge in personal finances and the characteristics of students, verifying if e-learning contributes to acquisition of knowledge in personal finance, if there is a difference in the appropriation of concepts of financial education among students of business courses and non-business areas, applying the research of Chen and Volpe (1998). The results show that 74.7% of the students presented good financial literacy, with a mean of 68.5% of the corrects questions. The variables with statistical relevance in this study were family income, type of high school and participant’s course area. Students of non-business-related courses, women, up to 29 years and with little work experience present lower levels of knowledge. It is concluded that the university e-learning students are relatively well informed about personal finances, but the teaching of financial education, in a scenario of increasing indebtedness, still has gaps, which, if supplied, will bring positive impacts on life of individuals, families and the economy of the country.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa universitários do ensino à distância da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, para avaliar o nível de alfabetização financeira pessoal, a relação entre o nível de conhecimento em finanças pessoais e as características dos estudantes, verificando se o ensino à distância contribui para aquisição de conhecimentos em finanças pessoais, se há diferença na apropriação de conceitos de Educação Financeira entre estudantes de cursos da área de negócios das de não-negócios, aplicando a pesquisa de Chen e Volpe (1998). Os resultados demonstram que 74,7% dos alunos apresentam bom de alfabetização financeira, com média de acerto de 68,5% das questões. As variáveis com relevância estatística nesta pesquisa foram renda familiar, tipo de escola no ensino médio e área do curso do participante. Estudantes de cursos não relacionados a negócios, mulheres, até 29 anos e com pouca experiência de trabalho têm níveis menores de conhecimento. Conclui-se que os universitários do ensino a distância são relativamente bem informados sobre finanças pessoais, mas o ensino de Educação Financeira, em um cenário de endividamento crescente, ainda tem lacunas, que, se supridas, trarão impactos positivos na vida dos indivíduos, das famílias e na economia do país.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectAlfabetização financeirapt_BR
dc.subjectConhecimentos de finanças pessoaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleEducação financeira: uma análise da alfabetização em finanças pessoais entre universitáriospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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