Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10795
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
estelagarciadasilveirarossato.pdf2.23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O desenvolvimento da produção escrita de alunos com deficiência intelectual na educação de jovens e adultos
Autor(es): Rossato, Estela Garcia da Silveira
Orientador: Martins, Elita Betania de Andrade
Co-orientador: Jesus, Alan Willian de
Resumo: Este trabalho visa subsidiar o professor generalista com informações teóricas sobre a deficiência intelectual e estratégias pedagógicas que o auxiliem a incluir alunos com deficiência intelectual na sala de aula regular de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, propõe-se a conhecer as características da deficiência intelectual; investigar recursos de desenho universal que favoreçam a aprendizagem de produção textual por alunos com deficiência intelectual; provocar mudança de atitude para que a inclusão escolar se concretize e favorecer oportunidades para que o professor reflita sobre a sua prática, troque experiências, ensine e aprenda com o outro. Neste trabalho, fizemos uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com vistas a fazer a partir desses levantamentos, a produção de uma proposta de intervenção para o aprimoramento da competência escritora de uma aluna de EJA matriculada no Ensino Fundamental – Anos finais. Pretende-se defender a ideia, como afirma Antunes (2012), de que com adaptações curriculares e trabalho colaborativo é possível criar condições para que a aluna com deficiência intelectual se aproprie de saberes escolares referentes à produção de texto. Para isso, considerar-se-á o conceito de zona proximal do desenvolvimento de Vygotsky (2002), em que se parte do conteúdo que a aluna já conhece e propõem desafios plausíveis de serem atingidos pela estudante mediante o auxílio do professor. As análises das produções textuais da aluna permitiram constatar que, com o adequado apoio educacional, estratégias de ensino diferenciadas e uma postura de engajamento e respeito às potencialidades da discente é possível favorecer a aprendizagem da competência escritora de alunos com deficiência intelectual
Resumen : -
Palabras clave : Deficiência intelectual
Produção textual
Zona proximal de desenvolvimento
Desenho universal de aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10795
Fecha de publicación : 25-may-2019
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons