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dc.contributor.advisor1Martins, Elita Betania de Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9432703757983593pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Jesus, Alan Willian de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8527713159699794pt_BR
dc.creatorRossato, Estela Garcia da Silveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-11T14:53:58Z-
dc.date.available2019-09-11-
dc.date.available2019-09-11T14:53:58Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10795-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa subsidiar o professor generalista com informações teóricas sobre a deficiência intelectual e estratégias pedagógicas que o auxiliem a incluir alunos com deficiência intelectual na sala de aula regular de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, propõe-se a conhecer as características da deficiência intelectual; investigar recursos de desenho universal que favoreçam a aprendizagem de produção textual por alunos com deficiência intelectual; provocar mudança de atitude para que a inclusão escolar se concretize e favorecer oportunidades para que o professor reflita sobre a sua prática, troque experiências, ensine e aprenda com o outro. Neste trabalho, fizemos uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com vistas a fazer a partir desses levantamentos, a produção de uma proposta de intervenção para o aprimoramento da competência escritora de uma aluna de EJA matriculada no Ensino Fundamental – Anos finais. Pretende-se defender a ideia, como afirma Antunes (2012), de que com adaptações curriculares e trabalho colaborativo é possível criar condições para que a aluna com deficiência intelectual se aproprie de saberes escolares referentes à produção de texto. Para isso, considerar-se-á o conceito de zona proximal do desenvolvimento de Vygotsky (2002), em que se parte do conteúdo que a aluna já conhece e propõem desafios plausíveis de serem atingidos pela estudante mediante o auxílio do professor. As análises das produções textuais da aluna permitiram constatar que, com o adequado apoio educacional, estratégias de ensino diferenciadas e uma postura de engajamento e respeito às potencialidades da discente é possível favorecer a aprendizagem da competência escritora de alunos com deficiência intelectualpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectZona proximal de desenvolvimentopt_BR
dc.subjectDesenho universal de aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO desenvolvimento da produção escrita de alunos com deficiência intelectual na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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