https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10794
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
danielacristinasalesportela.pdf | 744.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Google for education: uma experiência nas aulas de língua portuguesa |
Autor(es): | Portela, Daniela Cristina Sales |
Primeiro Orientador: | Teixeira, Beatriz de Basto |
Membro da banca: | Barros, Juliana de Carvalho |
Resumo: | O presente trabalho aborda o uso de uma metodologia conhecida como sala de aula invertida, a partir da tecnologia Google for Education, para abordar o tema meio ambiente em aulas de Língua Portuguesa. O objetivo central desta pesquisa é desenvolver um plano de ensino que oriente o professor na inserção de TICs nas aulas, especificamente o recurso sala de aula do Google. Essa proposta foi motivada pela percepção de que os adolescentes, hoje, vivem imersos na internet e de que, dessa forma, as TICs fazem partem de seu cotidiano. Assim, buscou-se pensar um projeto de ensino que fosse capaz de contribuir para a formação dos estudantes, ao abordar questões relativas ao meio ambiente. A finalidade do plano de ensino é, por meio das atividades apresentadas na plataforma virtual, desenvolver noções de cidadania e respeito à natureza, uma vez que a metodologia sala de aula invertida possibilita melhor aproveitamento das aulas presenciais em discussões e reflexões. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Sala de aula invertida Meio ambiente Google for Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10794 |
Data do documento: | 27-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons