Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10793
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
grazielegomesleiteleal.pdf384.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gamificação: uma proposta lúdica para os anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Leal, Graziele Gomes Leite
Primeiro Orientador: Teixeira, Beatriz de Basto
Co-orientador: Barros, Juliana de Carvalho
Resumo: O presente trabalho visa trazer uma proposta lúdica pedagógica para a etapa da alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A temática busca um avanço dos alunos no processo de aquisição da linguagem oral, escrita e digital através da estratégia de ensino da gamificação e utilização de novas tecnologias. As situações dos jogos foram transpostas para situações de aprendizagens, através do letramento literário com diferentes desafios. Com esse propósito, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre alfabetização e gamificação além da elaboração de um plano de aula para uma possível aplicação. De acordo com o exposto, conclui-se que é possível criar uma prática inovadora, motivadora e ativa com o uso de tecnologias da informação e comunição na Educação Básica.
Abstract: -
Palavras-chave: Gamificação
Alfabetização
Novas tecnologias
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10793
Data do documento: 15-Jul-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons