Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10786
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fabianamartinsdovalle.pdf423 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Números fracionários: construindo conceitos a partir de uma proposta utilizando tecnologia
Autor(es): Valle, Fabiana Martins do
Primeiro Orientador: Teixeira, Beatriz de Basto
Membro da banca: Barros, Juliana de Carvalho
Resumo: O presente trabalho traz uma proposta de plano de aula fundamentado para a disciplina de Matemática na etapa do Ensino Fundamental. O cenário educacional mostra que as crianças que estão atualmente na escola são muito diferentes das crianças de tempos passados. O mundo mudou. Os tempos e os espaços mudaram. As práticas docentes devem acompanhar as mudanças. O modo de ensinar precisa ganhar novos contornos. Assim, este plano de aula tem como objetivo geral propor atividades para o trabalho com frações utilizando o computador como recurso tecnológico, pesquisa e atividades práticas e lúdicas que visem despertar a curiosidade nos pequenos e uma mudança de olhar para a disciplina de Matemática, tão importante para uma leitura do mundo. Nossa pesquisa bibliográfica se baseia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) como um documento normativo que traz algumas competências que devem ser alcançadas pelos alunos no Ensino Fundamental no conteúdo de Matemática; em Moran (2015) sobre metodologias ativas e em Medeiros e Schimiguel (2012) acerca dos jogos eletrônicos como instrumentos motivadores no processo de aprendizagem no Ensino Fundamental.
Abstract: -
Palavras-chave: Computador
Matemática
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10786
Data do documento: 13-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons