Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10786
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fabianamartinsdovalle.pdf423 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Números fracionários: construindo conceitos a partir de uma proposta utilizando tecnologia
Author: Valle, Fabiana Martins do
First Advisor: Teixeira, Beatriz de Basto
Referee Member: Barros, Juliana de Carvalho
Resumo: O presente trabalho traz uma proposta de plano de aula fundamentado para a disciplina de Matemática na etapa do Ensino Fundamental. O cenário educacional mostra que as crianças que estão atualmente na escola são muito diferentes das crianças de tempos passados. O mundo mudou. Os tempos e os espaços mudaram. As práticas docentes devem acompanhar as mudanças. O modo de ensinar precisa ganhar novos contornos. Assim, este plano de aula tem como objetivo geral propor atividades para o trabalho com frações utilizando o computador como recurso tecnológico, pesquisa e atividades práticas e lúdicas que visem despertar a curiosidade nos pequenos e uma mudança de olhar para a disciplina de Matemática, tão importante para uma leitura do mundo. Nossa pesquisa bibliográfica se baseia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) como um documento normativo que traz algumas competências que devem ser alcançadas pelos alunos no Ensino Fundamental no conteúdo de Matemática; em Moran (2015) sobre metodologias ativas e em Medeiros e Schimiguel (2012) acerca dos jogos eletrônicos como instrumentos motivadores no processo de aprendizagem no Ensino Fundamental.
Abstract: -
Keywords: Computador
Matemática
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10786
Issue Date: 13-Apr-2019
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons