Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10764
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
deizeanemariacarloscupertinobarbosaruffato.pdf1.01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O planejamento do professor: incluindo alunos com necessidades educacionais especiais no ensino fundamental
Autor(es): Ruffato, Deizeane Maria Carlos Cupertino Barbosa
Primeiro Orientador: Martins, Elita Betania de Andrade
Co-orientador: Jesus, Alan Willian de
Membro da banca: Mendes, Rodrigo Geraldo
Resumo: O presente estudo busca refletir sobre o planejamento do professor e a sua importância na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na sala de aula. Este projeto se propõe a responder a seguinte questão: Como as formas de planejamento das aulas podem contribuir para a educação de alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais? Para responder a esta questão, apresento como objetivos: pesquisar autores que discutem sobre planejamento do professor e concepções de aprendizagem, analisar o planejamento do professor nas aulas de Português, Matemática e Ciências e as suas intervenções para alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, definir a importância do planejamento, ensino e aprendizagem significativa. Este estudo se baseia metodologicamente numa revisão bibliográfica, além de observações em sala de aula, aplicação de um questionário e intervenções pedagógicas junto ao aluno com necessidades educacionais especiais. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública municipal, da cidade de Juiz de Fora (MG). Destaco ser um grande desafio para o corpo docente, a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas salas de aula. Pelas observações, o currículo escolar, ainda não está adaptado para atender a todas as crianças. Ressalto ainda, a necessidade de o professor considerar cada criança, levando em consideração suas especificidades e o seu tempo de aprender.
Abstract: -
Palavras-chave: Planejamento
Inclusão
Pessoa com deficiência
Professor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10764
Data do documento: 25-Mai-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons