Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10764
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
deizeanemariacarloscupertinobarbosaruffato.pdf1.01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Martins, Elita Betania de Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9432703757983593pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Jesus, Alan Willian de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8527713159699794pt_BR
dc.contributor.referee1Mendes, Rodrigo Geraldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1275813674019327pt_BR
dc.creatorRuffato, Deizeane Maria Carlos Cupertino Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-11T14:20:47Z-
dc.date.available2019-09-11-
dc.date.available2019-09-11T14:20:47Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10764-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo busca refletir sobre o planejamento do professor e a sua importância na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na sala de aula. Este projeto se propõe a responder a seguinte questão: Como as formas de planejamento das aulas podem contribuir para a educação de alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais? Para responder a esta questão, apresento como objetivos: pesquisar autores que discutem sobre planejamento do professor e concepções de aprendizagem, analisar o planejamento do professor nas aulas de Português, Matemática e Ciências e as suas intervenções para alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, definir a importância do planejamento, ensino e aprendizagem significativa. Este estudo se baseia metodologicamente numa revisão bibliográfica, além de observações em sala de aula, aplicação de um questionário e intervenções pedagógicas junto ao aluno com necessidades educacionais especiais. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública municipal, da cidade de Juiz de Fora (MG). Destaco ser um grande desafio para o corpo docente, a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas salas de aula. Pelas observações, o currículo escolar, ainda não está adaptado para atender a todas as crianças. Ressalto ainda, a necessidade de o professor considerar cada criança, levando em consideração suas especificidades e o seu tempo de aprender.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO planejamento do professor: incluindo alunos com necessidades educacionais especiais no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons