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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Família, autismo e diagnóstico: desafios e possibilidades para a escola
Autor(es): Sales, Andréia de Souza
Primeiro Orientador: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Membro da banca: Oliveira, Juliana Célia de
Membro da banca: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Resumo: Este trabalho foi realizado em um Centro de Atendimento Educacional Especializado no município de Juiz de Fora/MG. O objetivo central deste trabalho foi investigar como tem sido o momento em que as famílias recebem o diagnóstico de autismo e como a escola tem papel fundamental no acolhimento às crianças e seus familiares. Nos últimos anos, a discussão sobre o tema ganhou relevância, avançamos bastante, mas ainda há muito para se fazer. A educação especial, passou por várias fases. Essas fases se construíram ao longo da história e está diretamente relacionada ao modo como cada sociedade se organiza. A exclusão, foi a primeira forma de tratar as pessoas com deficiência uma vez que eram completamente ignorados pela sociedade e pela própria família. Mais tarde a segregação institucional se constituiu no modo de tratá-los/educá-los e a principal forma eram as escolas especializadas. Posteriormente, a integração nas salas especiais dentro das escolas regulares foi a maneira encontrada para iniciar um processo cujo a principal ideia era a de que a pessoa com deficiência deveria conviver com as pessoas sem deficiência. Na atualidade, vivemos o paradigma da educação inclusiva, tentativa por ainda estarmos no caminho para realiza-la. A educação inclusiva garante através do direito constitucional, que todos sem exceção tenham direito a educação de qualidade, dentro das escolas regulares. Com isso é primordial a nós profissionais da educação, promover e zelar para que as crianças com algum tipo de deficiência ou transtorno possa ter um atendimento educacional que seja eficaz, bem como a atenção as famílias que são parceiras primordiais no processo de ensino aprendizagem. Sendo assim, a proposta de intervenção caminhou no sentido de verificar como tem sido o acolhimento a estas famílias, será que a escola, tem feito o seu papel? Os Centros de Atendimentos contribuem neste acompanhamento as crianças, de forma a realizarem um trabalho efetivo tanto em relação as famílias quanto as escolas? Em resposta a estas questões nasceram uma série de reflexões que influenciam diretamente no cotidiano escolar, pois vimos através das entrevistas o quanto a escola ainda precisa ser instrumentalizada, no sentido de buscar investir na formação de seus profissionais, para que possam atuar junto aos familiares de forma mais intensa. A intervenção tanto da Secretaria de Educação do município quanto dos CAEE’s é o diálogo constante, são peças fundamentais nesse processo de formação que permeia a pratica de instrumentalização e acolhimento as famílias, uma vez que não encontram o acolhimento e as informações necessárias em outros ambientes que não os escolares.
Abstract: -
Palavras-chave: Inclusão
Família
Diagnóstico
Escola
Autismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10763
Data do documento: 25-Mai-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



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