https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10763
File | Description | Size | Format | |
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andreiadesouzasales.pdf | 521.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Santos, Núbia Aparecida Schaper | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3157421070865791 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Juliana Célia de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6304884013075881 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Antunes, Katiuscia Cristina Vargas | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7309708713801729 | pt_BR |
dc.creator | Sales, Andréia de Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7576852623177532 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-11T14:19:02Z | - |
dc.date.available | 2019-09-09 | - |
dc.date.available | 2019-09-11T14:19:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10763 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho foi realizado em um Centro de Atendimento Educacional Especializado no município de Juiz de Fora/MG. O objetivo central deste trabalho foi investigar como tem sido o momento em que as famílias recebem o diagnóstico de autismo e como a escola tem papel fundamental no acolhimento às crianças e seus familiares. Nos últimos anos, a discussão sobre o tema ganhou relevância, avançamos bastante, mas ainda há muito para se fazer. A educação especial, passou por várias fases. Essas fases se construíram ao longo da história e está diretamente relacionada ao modo como cada sociedade se organiza. A exclusão, foi a primeira forma de tratar as pessoas com deficiência uma vez que eram completamente ignorados pela sociedade e pela própria família. Mais tarde a segregação institucional se constituiu no modo de tratá-los/educá-los e a principal forma eram as escolas especializadas. Posteriormente, a integração nas salas especiais dentro das escolas regulares foi a maneira encontrada para iniciar um processo cujo a principal ideia era a de que a pessoa com deficiência deveria conviver com as pessoas sem deficiência. Na atualidade, vivemos o paradigma da educação inclusiva, tentativa por ainda estarmos no caminho para realiza-la. A educação inclusiva garante através do direito constitucional, que todos sem exceção tenham direito a educação de qualidade, dentro das escolas regulares. Com isso é primordial a nós profissionais da educação, promover e zelar para que as crianças com algum tipo de deficiência ou transtorno possa ter um atendimento educacional que seja eficaz, bem como a atenção as famílias que são parceiras primordiais no processo de ensino aprendizagem. Sendo assim, a proposta de intervenção caminhou no sentido de verificar como tem sido o acolhimento a estas famílias, será que a escola, tem feito o seu papel? Os Centros de Atendimentos contribuem neste acompanhamento as crianças, de forma a realizarem um trabalho efetivo tanto em relação as famílias quanto as escolas? Em resposta a estas questões nasceram uma série de reflexões que influenciam diretamente no cotidiano escolar, pois vimos através das entrevistas o quanto a escola ainda precisa ser instrumentalizada, no sentido de buscar investir na formação de seus profissionais, para que possam atuar junto aos familiares de forma mais intensa. A intervenção tanto da Secretaria de Educação do município quanto dos CAEE’s é o diálogo constante, são peças fundamentais nesse processo de formação que permeia a pratica de instrumentalização e acolhimento as famílias, uma vez que não encontram o acolhimento e as informações necessárias em outros ambientes que não os escolares. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Diagnóstico | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Família, autismo e diagnóstico: desafios e possibilidades para a escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
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