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dc.contributor.advisor1Santos, Núbia Aparecida Schaper-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3157421070865791pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Juliana Célia de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6304884013075881pt_BR
dc.contributor.referee2Antunes, Katiuscia Cristina Vargas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7309708713801729pt_BR
dc.creatorSales, Andréia de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7576852623177532pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-11T14:19:02Z-
dc.date.available2019-09-09-
dc.date.available2019-09-11T14:19:02Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10763-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi realizado em um Centro de Atendimento Educacional Especializado no município de Juiz de Fora/MG. O objetivo central deste trabalho foi investigar como tem sido o momento em que as famílias recebem o diagnóstico de autismo e como a escola tem papel fundamental no acolhimento às crianças e seus familiares. Nos últimos anos, a discussão sobre o tema ganhou relevância, avançamos bastante, mas ainda há muito para se fazer. A educação especial, passou por várias fases. Essas fases se construíram ao longo da história e está diretamente relacionada ao modo como cada sociedade se organiza. A exclusão, foi a primeira forma de tratar as pessoas com deficiência uma vez que eram completamente ignorados pela sociedade e pela própria família. Mais tarde a segregação institucional se constituiu no modo de tratá-los/educá-los e a principal forma eram as escolas especializadas. Posteriormente, a integração nas salas especiais dentro das escolas regulares foi a maneira encontrada para iniciar um processo cujo a principal ideia era a de que a pessoa com deficiência deveria conviver com as pessoas sem deficiência. Na atualidade, vivemos o paradigma da educação inclusiva, tentativa por ainda estarmos no caminho para realiza-la. A educação inclusiva garante através do direito constitucional, que todos sem exceção tenham direito a educação de qualidade, dentro das escolas regulares. Com isso é primordial a nós profissionais da educação, promover e zelar para que as crianças com algum tipo de deficiência ou transtorno possa ter um atendimento educacional que seja eficaz, bem como a atenção as famílias que são parceiras primordiais no processo de ensino aprendizagem. Sendo assim, a proposta de intervenção caminhou no sentido de verificar como tem sido o acolhimento a estas famílias, será que a escola, tem feito o seu papel? Os Centros de Atendimentos contribuem neste acompanhamento as crianças, de forma a realizarem um trabalho efetivo tanto em relação as famílias quanto as escolas? Em resposta a estas questões nasceram uma série de reflexões que influenciam diretamente no cotidiano escolar, pois vimos através das entrevistas o quanto a escola ainda precisa ser instrumentalizada, no sentido de buscar investir na formação de seus profissionais, para que possam atuar junto aos familiares de forma mais intensa. A intervenção tanto da Secretaria de Educação do município quanto dos CAEE’s é o diálogo constante, são peças fundamentais nesse processo de formação que permeia a pratica de instrumentalização e acolhimento as famílias, uma vez que não encontram o acolhimento e as informações necessárias em outros ambientes que não os escolares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFamília, autismo e diagnóstico: desafios e possibilidades para a escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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