Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10762
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carlotaaugustarochadeoliveira.pdf881.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Proposta de usos do QR code como ferramenta em um projeto de educação ambiental numa escola com programa de educação integral na cidade de Juiz de Fora
Author: Oliveira, Carlota Augusta Rocha de
First Advisor: Machado, Carla Silva
Referee Member: Costa, Amanda Cristina Bastos
Resumo: No mundo globalizado, as novas tecnologias exercem grande influência sobre a maneira de agir e de pensar da sociedade. Mas os diversos tipos de tecnologias não estão acessíveis para todos, cabendo à escola, o papel de mitigar a exclusão digital e dialogar com as novas tecnologias em suas práticas pedagógicas. Diante dessa demanda, este trabalho teve como objetivo fazer um projeto de aula de educação ambiental no qual alia-se o uso de tecnologia e o lúdico ao conteúdo sustentabilidade. O projeto de aula foi desenvolvido para alunos de quinto ano do ensino fundamental I, que participam do projeto de educação integral e integrada. Com previsão de aplicação em dois meses, sendo parte deste desenvolvido em aulas com rodas de conversas e apresentação de pequenos vídeos e pesquisas de campo. Como culminância do projeto foi desenvolvido um jogo intitulado: Trilha do lixo no QR code, em que os alunos receberão orientações de como usar e instalar o aplicativo, além das regras pertinentes ao jogo. Sendo que este projeto visa desenvolver nos alunos reflexões críticas sobre o consumo sustentável e o cuidado com o meio ambiente e despertar a curiosidade pelo uso e aplicação de novas tecnologias. Este projeto poderá ser adaptado aos conteúdos das disciplinas de ciências e geografia por se tratar de um tema multidisciplinar.
Abstract: -
Keywords: QR code
Educação ambiental
Educação integral e integrada
Jogos na educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10762
Issue Date: 27-Apr-2019
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons