https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10762
File | Description | Size | Format | |
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carlotaaugustarochadeoliveira.pdf | 881.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Machado, Carla Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Amanda Cristina Bastos | - |
dc.creator | Oliveira, Carlota Augusta Rocha de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-11T14:17:57Z | - |
dc.date.available | 2019-09-06 | - |
dc.date.available | 2019-09-11T14:17:57Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10762 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | No mundo globalizado, as novas tecnologias exercem grande influência sobre a maneira de agir e de pensar da sociedade. Mas os diversos tipos de tecnologias não estão acessíveis para todos, cabendo à escola, o papel de mitigar a exclusão digital e dialogar com as novas tecnologias em suas práticas pedagógicas. Diante dessa demanda, este trabalho teve como objetivo fazer um projeto de aula de educação ambiental no qual alia-se o uso de tecnologia e o lúdico ao conteúdo sustentabilidade. O projeto de aula foi desenvolvido para alunos de quinto ano do ensino fundamental I, que participam do projeto de educação integral e integrada. Com previsão de aplicação em dois meses, sendo parte deste desenvolvido em aulas com rodas de conversas e apresentação de pequenos vídeos e pesquisas de campo. Como culminância do projeto foi desenvolvido um jogo intitulado: Trilha do lixo no QR code, em que os alunos receberão orientações de como usar e instalar o aplicativo, além das regras pertinentes ao jogo. Sendo que este projeto visa desenvolver nos alunos reflexões críticas sobre o consumo sustentável e o cuidado com o meio ambiente e despertar a curiosidade pelo uso e aplicação de novas tecnologias. Este projeto poderá ser adaptado aos conteúdos das disciplinas de ciências e geografia por se tratar de um tema multidisciplinar. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | QR code | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educação integral e integrada | pt_BR |
dc.subject | Jogos na educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Proposta de usos do QR code como ferramenta em um projeto de educação ambiental numa escola com programa de educação integral na cidade de Juiz de Fora | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
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