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dc.contributor.advisor1Machado, Carla Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Amanda Cristina Bastos-
dc.creatorOliveira, Carlota Augusta Rocha de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-11T14:17:57Z-
dc.date.available2019-09-06-
dc.date.available2019-09-11T14:17:57Z-
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10762-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoNo mundo globalizado, as novas tecnologias exercem grande influência sobre a maneira de agir e de pensar da sociedade. Mas os diversos tipos de tecnologias não estão acessíveis para todos, cabendo à escola, o papel de mitigar a exclusão digital e dialogar com as novas tecnologias em suas práticas pedagógicas. Diante dessa demanda, este trabalho teve como objetivo fazer um projeto de aula de educação ambiental no qual alia-se o uso de tecnologia e o lúdico ao conteúdo sustentabilidade. O projeto de aula foi desenvolvido para alunos de quinto ano do ensino fundamental I, que participam do projeto de educação integral e integrada. Com previsão de aplicação em dois meses, sendo parte deste desenvolvido em aulas com rodas de conversas e apresentação de pequenos vídeos e pesquisas de campo. Como culminância do projeto foi desenvolvido um jogo intitulado: Trilha do lixo no QR code, em que os alunos receberão orientações de como usar e instalar o aplicativo, além das regras pertinentes ao jogo. Sendo que este projeto visa desenvolver nos alunos reflexões críticas sobre o consumo sustentável e o cuidado com o meio ambiente e despertar a curiosidade pelo uso e aplicação de novas tecnologias. Este projeto poderá ser adaptado aos conteúdos das disciplinas de ciências e geografia por se tratar de um tema multidisciplinar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQR codept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação integral e integradapt_BR
dc.subjectJogos na educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleProposta de usos do QR code como ferramenta em um projeto de educação ambiental numa escola com programa de educação integral na cidade de Juiz de Forapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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