https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10754
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
brunamendesdasilva.pdf | 446.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O jogo Street Fighter II como possibilidade de análise geográfica da paisagem no ensino de geografia |
Author: | Silva, Bruna Mendes da |
First Advisor: | Machado, Carla Silva |
Referee Member: | Costa, Amanda Cristina Bastos |
Resumo: | Os jogos eletrônicos estão cada vez mais presentes no cotidiano dos brasileiros. Dados da Pesquisa Game Brasil (PGB) afirmam que pais e filhos utilizam essa atividade de entretenimento como forma de interagirem. Contudo, apesar de essa ser uma atividade muito difundida, o contexto escolar brasileiro ainda não reflete essa realidade de forma igual, principalmente se tratando do uso de jogos de videogame , pois não se apropria desse universo para o processo de ensino e aprendizagem. Diante desse cenário, este trabalho propõe o desenvolvimento de um plano de aula didático que utiliza o jogo Street Fighter II como possibilidade de análise geográfica da paisagem no Ensino de Geografia. A metodologia empregada no desenvolvimento dessa proposta se baseia na consulta à referências bibliográficas e documentos sobre as principais temáticas – os jogos eletrônicos, o videogame , o jogo Street Fighter II, a geografia escolar e o conceito de paisagem geográfica – , tomando como referência e inspiração à experiência desenvolvida pelo Núcleo de Games, Atividades e Metodologia de Ensino (NuGAME) do Colégio Dom Pedro II. |
Abstract: | - |
Keywords: | Street Fighter II Paisagem Ensino de geografia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10754 |
Issue Date: | 27-Apr-2019 |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License