Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10747
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
eliceliacacildadepaulapaiva.pdf528.09 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A educação inclusiva na perspectiva de professores e gestores: entraves e soluções
Autor(es): Paiva, Elicélia Cacilda de Paula
Orientador: Martins, Elita Betania de Andrade
Miembros Examinadores: Oliveira, Juliana Célia de
Miembros Examinadores: Cunha, Thenner Freitas da
Resumo: O presente texto relata um projeto de intervenção que teve como objetivo refletir sobre o papel da gestão enquanto elemento de apoio ao trabalho do docente que atua junto ao aluno com deficiência, dentro de uma proposta de educação inclusiva. O projeto foi realizado junto aos professores e gestores de escolas da rede municipal e estadual de um município de pequeno porte, da zona da mata mineira, os quais expuseram os desafios vividos por eles em relação a inclusão. Associada à intervenção, está uma revisão bibliográfica onde o fio condutor foi o referencial teórico que norteia a educação inclusiva e o papel de professores e gestores frente aos desafios necessários a construção de uma escola para todos. Com base em autores como Carvalho, Mantoan e Tezani, este estudo trouxe à tona a importância de se discutir os desafios presentes na escola inclusiva, ponderando sobre o gestor enquanto articulador das ações desenvolvidas por diferentes agentes educativos. Os resultados indicaram a necessidade de uma reflexão contínua em torno da ação docente e do importante papel do gestor escolar na elucidação dos desafios, papel este fundamentado na democracia e no respeito às diferenças, bem como da responsabilidade de cada um dos agentes (escola, família e comunidade) na concretização de uma escola para todos.
Resumen : -
Palabras clave : Educação inclusiva
Desafios
Profissionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10747
Fecha de publicación : 25-may-2019
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons