Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10747
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
eliceliacacildadepaulapaiva.pdf528.09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A educação inclusiva na perspectiva de professores e gestores: entraves e soluções
Author: Paiva, Elicélia Cacilda de Paula
First Advisor: Martins, Elita Betania de Andrade
Referee Member: Oliveira, Juliana Célia de
Referee Member: Cunha, Thenner Freitas da
Resumo: O presente texto relata um projeto de intervenção que teve como objetivo refletir sobre o papel da gestão enquanto elemento de apoio ao trabalho do docente que atua junto ao aluno com deficiência, dentro de uma proposta de educação inclusiva. O projeto foi realizado junto aos professores e gestores de escolas da rede municipal e estadual de um município de pequeno porte, da zona da mata mineira, os quais expuseram os desafios vividos por eles em relação a inclusão. Associada à intervenção, está uma revisão bibliográfica onde o fio condutor foi o referencial teórico que norteia a educação inclusiva e o papel de professores e gestores frente aos desafios necessários a construção de uma escola para todos. Com base em autores como Carvalho, Mantoan e Tezani, este estudo trouxe à tona a importância de se discutir os desafios presentes na escola inclusiva, ponderando sobre o gestor enquanto articulador das ações desenvolvidas por diferentes agentes educativos. Os resultados indicaram a necessidade de uma reflexão contínua em torno da ação docente e do importante papel do gestor escolar na elucidação dos desafios, papel este fundamentado na democracia e no respeito às diferenças, bem como da responsabilidade de cada um dos agentes (escola, família e comunidade) na concretização de uma escola para todos.
Abstract: -
Keywords: Educação inclusiva
Desafios
Profissionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10747
Issue Date: 25-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons