Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10743
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
celiadiasdeandradebittencourt.pdf604.96 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Alfabetização e letramento: uma proposta inclusiva
Autor(es): Bittencourt, Célia Dias de Andrade
Orientador: Nobre, Luciane Aparecida
Co-orientador: Cardoso, Michelle Duarte Rios
Miembros Examinadores: Talma, Elismara Vaz
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso se configura como projeto de intervenção e teve o objetivo de auxiliar aos professores no processo de aquisição da leitura e da escrita em turmas com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, utilizando o jogo como recurso metodológico para proporcionar uma educação mais inclusiva, desafiadora e lúdica, partindo da seguinte questão de estudo: Em turmas que tenham crianças com dificuldade de aprendizagem no processo de aquisição da leitura e da escrita, quais práticas pedagógicas podem auxiliar o trabalho do professor? O trabalho foi realizado com quatro docentes atuantes em turmas de terceiro ano do ensino fundamental/anos iniciais de uma escola municipal de um município mineiro por meio de dois encontros de formação. A partir dessa experiência, pudemos concluir que o jogo é um recurso eficaz no contexto inclusivo, sendo capaz de promover bons resultados na aprendizagem. Concluímos também ser fundamental uma prática reflexiva capaz de transpor barreiras atitudinais para se alcançar uma educação que atenda a todos em suas especificidades.
Resumen : -
Palabras clave : Alfabetização
Letramento
Jogo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10743
Fecha de publicación : 25-may-2019
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons