Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10743
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
celiadiasdeandradebittencourt.pdf604.96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Alfabetização e letramento: uma proposta inclusiva
Author: Bittencourt, Célia Dias de Andrade
First Advisor: Nobre, Luciane Aparecida
Co-Advisor: Cardoso, Michelle Duarte Rios
Referee Member: Talma, Elismara Vaz
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso se configura como projeto de intervenção e teve o objetivo de auxiliar aos professores no processo de aquisição da leitura e da escrita em turmas com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, utilizando o jogo como recurso metodológico para proporcionar uma educação mais inclusiva, desafiadora e lúdica, partindo da seguinte questão de estudo: Em turmas que tenham crianças com dificuldade de aprendizagem no processo de aquisição da leitura e da escrita, quais práticas pedagógicas podem auxiliar o trabalho do professor? O trabalho foi realizado com quatro docentes atuantes em turmas de terceiro ano do ensino fundamental/anos iniciais de uma escola municipal de um município mineiro por meio de dois encontros de formação. A partir dessa experiência, pudemos concluir que o jogo é um recurso eficaz no contexto inclusivo, sendo capaz de promover bons resultados na aprendizagem. Concluímos também ser fundamental uma prática reflexiva capaz de transpor barreiras atitudinais para se alcançar uma educação que atenda a todos em suas especificidades.
Abstract: -
Keywords: Alfabetização
Letramento
Jogo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10743
Issue Date: 25-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons