Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10727
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dailabrumdesouza.pdf1.17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação financeira escolar: orçamento familiar na visão do aluno
Autor(es): Souza, Daila Brum de
Primeiro Orientador: Souza, Andréa Stambassi
Membro da banca: Vital, Márcio Carlos
Membro da banca: Britto, Reginaldo Ramos
Resumo: O presente estudo buscou investigar como alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública da cidade de Juiz de Fora desenvolveram propostas de atividades que apresentaram como tema Educação Financeira em Matemática e também verificar como compreenderam esta temática voltada para a cidadania. Para tanto, o caminho metodológico se pautou em pesquisas bibliográficas, sobretudo em arcabouço teórico de Amarildo Melchiades da Silva e Arthur Belford Powell, sobre a Educação financeira em Matemática, seguido de uma pesquisa de campo feita em quatro momentos: no primeiro momento a turma assistiu ao filme Os delírios de consumo de Becky Bloom, seguido de discussão sobre conhecimento básico de educação financeira para a cidadania aos alunos. No segundo momento, houve a divisão da turma em grupos compostos, cada um, por quatro alunos para que representassem configurações familiares e encenassem discussões sobre orçamento familiar. No terceiro momento, cada grupo apresentou orçamento familiar criado pelos integrantes. E no quarto momento, houve o estudo de conteúdos típicos da matemática financeira, culminando em elaboração de gráficos representativos da distribuição do orçamento familiar com despesas. A análise dos dados foi por meio de abordagem qualitativa. Constatou-se que a socialização deste conhecimento propiciou conscientização sobre a importância da Educação financeira em Matemática para a cidadania.
Abstract: -
Palavras-chave: Educação financeira escolar
Matemática
Ensino fundamental
Transversalidade
Cidadania
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10727
Data do documento: 22-Ago-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons