Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10727
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dailabrumdesouza.pdf1.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Souza, Andréa Stambassi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3341970849991706pt_BR
dc.contributor.referee1Vital, Márcio Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4564690P3pt_BR
dc.contributor.referee2Britto, Reginaldo Ramos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210029Y2pt_BR
dc.creatorSouza, Daila Brum de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8617835H6pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T20:20:17Z-
dc.date.available2019-09-03-
dc.date.available2019-09-04T20:20:17Z-
dc.date.issued2018-08-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10727-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo buscou investigar como alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública da cidade de Juiz de Fora desenvolveram propostas de atividades que apresentaram como tema Educação Financeira em Matemática e também verificar como compreenderam esta temática voltada para a cidadania. Para tanto, o caminho metodológico se pautou em pesquisas bibliográficas, sobretudo em arcabouço teórico de Amarildo Melchiades da Silva e Arthur Belford Powell, sobre a Educação financeira em Matemática, seguido de uma pesquisa de campo feita em quatro momentos: no primeiro momento a turma assistiu ao filme Os delírios de consumo de Becky Bloom, seguido de discussão sobre conhecimento básico de educação financeira para a cidadania aos alunos. No segundo momento, houve a divisão da turma em grupos compostos, cada um, por quatro alunos para que representassem configurações familiares e encenassem discussões sobre orçamento familiar. No terceiro momento, cada grupo apresentou orçamento familiar criado pelos integrantes. E no quarto momento, houve o estudo de conteúdos típicos da matemática financeira, culminando em elaboração de gráficos representativos da distribuição do orçamento familiar com despesas. A análise dos dados foi por meio de abordagem qualitativa. Constatou-se que a socialização deste conhecimento propiciou conscientização sobre a importância da Educação financeira em Matemática para a cidadania.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação financeira escolarpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTransversalidadept_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleEducação financeira escolar: orçamento familiar na visão do alunopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons