https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10727
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dailabrumdesouza.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Souza, Andréa Stambassi | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3341970849991706 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vital, Márcio Carlos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4564690P3 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Britto, Reginaldo Ramos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210029Y2 | pt_BR |
dc.creator | Souza, Daila Brum de | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8617835H6 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T20:20:17Z | - |
dc.date.available | 2019-09-03 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T20:20:17Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10727 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo buscou investigar como alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública da cidade de Juiz de Fora desenvolveram propostas de atividades que apresentaram como tema Educação Financeira em Matemática e também verificar como compreenderam esta temática voltada para a cidadania. Para tanto, o caminho metodológico se pautou em pesquisas bibliográficas, sobretudo em arcabouço teórico de Amarildo Melchiades da Silva e Arthur Belford Powell, sobre a Educação financeira em Matemática, seguido de uma pesquisa de campo feita em quatro momentos: no primeiro momento a turma assistiu ao filme Os delírios de consumo de Becky Bloom, seguido de discussão sobre conhecimento básico de educação financeira para a cidadania aos alunos. No segundo momento, houve a divisão da turma em grupos compostos, cada um, por quatro alunos para que representassem configurações familiares e encenassem discussões sobre orçamento familiar. No terceiro momento, cada grupo apresentou orçamento familiar criado pelos integrantes. E no quarto momento, houve o estudo de conteúdos típicos da matemática financeira, culminando em elaboração de gráficos representativos da distribuição do orçamento familiar com despesas. A análise dos dados foi por meio de abordagem qualitativa. Constatou-se que a socialização deste conhecimento propiciou conscientização sobre a importância da Educação financeira em Matemática para a cidadania. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação financeira escolar | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Transversalidade | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | Educação financeira escolar: orçamento familiar na visão do aluno | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática |
This item is licensed under a Creative Commons License