Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10726
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alinalacerdadesouzacampos.pdf545.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação matemática financeira na escola duas propostas de ensino
Autor(es): Campos, Alina Lacerda de Souza
Primeiro Orientador: Escher, Marco Antônio
Membro da banca: Silva, Amarildo Melchiades da
Membro da banca: Amorim, Glauker Menezes de
Resumo: O presente trabalho tem como intenção apresentar e comparar duas propostas para educação financeira escolar no Brasil; uma, a proposta do MEC, desenvolvida nos parâmetros da OCDE, pautada na formação de um indivíduo que seja formado e informado financeiramente sendo capaz de consumir de forma consciente e e a proposta de um currículo para Educação Financeira Escolar pautada na formação do cidadão atuante que saiba fazer escolhas pensando no futuro seu e da sociedade em que está inserido. Buscou-se na literatura embasamento para as considerações e questionamentos que surgiram. E como resultado surgiu esse material que não tem a intenção de ser fim, mas sim, dar início a novos questionamentos e ajudar a construir novos caminhos no ensino da matemática financeira escolar.
Abstract: The present work intends to present and compare two proposals for school financial education in Brazil; first, the MEC proposal, developed in the parameters of the OECD, based on the formation of an individual who is trained and informed financially, to be able to consume in a conscious way and then, the proposal of a curriculum for School Financial Education based on the training of the active citizen who know how to make choices about the future of you and the society in which you are inserted. Literature was searched in the literature for the considerations and questions that arose. And as a result we have this material that is not intended to be an end, but rather to initiate new questions and help build new paths in the teaching of financial school mathematics.
Palavras-chave: Formação
Informação
Matemática financeira escolar
Training
Information
School financial mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10726
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons